Banca de DEFESA: Helen Altoé Duar Bastos

DISCENTE : Helen Altoé Duar Bastos
DATA : 02/05/2023
LOCAL: plataforma teams

Potencialidades e desafios da construção da política pública de alimentação e nutrição como estratégia para a promoção da saúde

“política de saúde; política nutricional; planos governamentais de saúde ”

Política pública é adotada para publicizar as intenções de atuação do governo, o que pretende fazer, e para orientar o planejamento, no tocante a um determinado tema, contemplando objetivos a serem alcançados. Na temática de alimentação e nutrição, no âmbito federal, tem-se a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a qual completou 23 anos em 2022. Em 2021, o Distrito Federal homologou a Política Distrital de Alimentação e Nutrição. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de construção da Política Distrital de Alimentação e Nutrição. Pesquisa documental exploratória e qualitativa com a entrega de dois produtos, sendo artigo científico e material técnico fruto do mestrado profissional: o modelo lógico. A PDAN, demanda registrada desde 2013 no I Plano Distrital de Segurança Alimentar, foi elaborada por um grupo técnico de servidoras do setor saúde e com relevantes momentos de contribuições externas, incluindo a deliberação da sua aprovação pelo Conselho de Saúde do DF e a consulta pública. O desafio na fase atual, implementação, mantém a necessidade de articular intersetorialmente, de ampliar a divulgação e seu uso na rotina da SESDF, além de dar maior visibilidade por meio de indicadores do setor. O modelo lógico visa contribuir ao processo de implementação da citada política pública, pela Secretaria de Estado de Saúde do DF: marco de grande relevância para promoção da saúde da população local e que outras unidades da federação utilizem o presente estudo para inspirarem na elaboração de normativas locais sobre a temática.

Externa ao Programa - 1122739 - ELISABETTA GIOCONDA IOLE GIOVANNA RECINE
Externa à Instituição - MARTA AZEVEDO DOS SANTOS - UFT
Externa à Instituição - Michele Lessa de Oliveira - FNDE
Presidente - 1905372 - VERONICA CORTEZ GINANI