Banca de QUALIFICAÇÃO: Raissa Pereira Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raissa Pereira Santos
DATA : 26/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

A Residência Multiprofissional na perspectiva da formação interprofissional: uma revisão de escopo


PALAVRAS-CHAVES:

Internato e Residência, Educação Interprofissional, Revisão de Escopo


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Sistema Único de Saúde (SUS) considerado o maior programa de saúde pública do mundo, atendendo aproximadamente a 80% da população brasileira, atendendo a população de forma universal, integral e gratuita. Tem caráter interprofissional, construído e consolidado como espaço de atenção à saúde, educação profissional, gestão e controle social. Nas últimas décadas, a literatura e as políticas públicas de implementação do trabalho em equipe têm abordado uma discussão mais ampla, de um modelo que associa o trabalho em equipe à prática: a Educação Interprofissional (EIP). Trata-se de uma intervenção ou ação educativa com a finalidade de melhorar a colaboração no cuidado dos usuários, na qual membros de mais de uma profissão aprendem juntos, com o propósito de melhorar a qualidade da atenção à saúde. A partir da necessidade das práticas profissionais responderam as demandas do SUS e modelos de educação interprofissionais, comprometidos com a resolução dos problemas encontrados no processo de trabalho e nas especificidades reais nos serviços de saúde. Estrategicamente, foram regulamentadas pela lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (PRMS). Tratando de uma modalidade de pós-graduação voltada para a formação em serviço, destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. Têm como objetivo a formação profissional voltada para uma atuação diferenciada no SUS, com vistas a fortalecer o movimento de mudanças na formação em saúde no Brasil, os PRMS têm sido um exemplo de articulação entre a formação e o trabalho. Diante da importância da EIP no contexto de trabalho dos profissionais a partir dos princípios precípuos do SUS, o presente estudo visou mapear o que a literatura aborda sobre a colaboração das RMS para a formação interprofissional de profissionais de saúde, a partir de uma revisão de escopo, baseada nas recomendações do manual do Instituto Joanna Briggs, para identificar evidências a partir de bases de dados, identificando lacunas de pesquisas existentes acerca do tema.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLAUDIA MORAIS GODOY FIGUEIREDO - ESCS
Interna - 2532427 - DAYDE LANE MENDONCA DA SILVA
Interno - 1012620 - RAFAEL SANTOS SANTANA
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 16:21
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07