Banca de DEFESA: Valdirene Aparecida Anacleto Montalvão

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Valdirene Aparecida Anacleto Montalvão
DATA : 27/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

Análise da qualidade das causas de morte atestadas pelos Serviços de Verificação de Óbito habilitados na Rede Nacional


PALAVRAS-CHAVES:

Serviço de Verificação de Óbito. Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito. Sistema de Informações sobre Mortalidade.


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

Introdução: A Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO) é composta pelos Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO) instituídos nos municípios, estados e no Distrito Federal. Ela foi criada com objetivo de promover a qualificação e a melhoria dos dados sobre a causa mortis de todos os óbitos por causa natural, sem elucidação diagnóstica, com ou sem assistência médica e ainda fortalecer a integração e qualificação dos dados e informações sobre mortalidade por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Objetivo: Analisar a qualidade das causas de morte atestadas pelos Serviços de Verificação de Óbito habilitados na RNSVO Método: Foi desenvolvido estudo ecológico analítico. Resultados: No ano de 2019 foram registrados 1.349.801 óbitos no Brasil, sendo que 1.207.001 (89%) foram por causas por causas naturais. Desse total, 74.972 (6,0%) apresentaram causa básica mal definida. Entre os grupos de Unidades Federadas com e sem SVO, foram registradas 821.055 e 385.946 mortes por causas naturais, sendo que o percentual com causa mal definida foi de 6% e 8%, respectivamente. Do total de mortes por causas naturais ocorridos no país, 87.251 foram atestadas pela RNSVO, com 2% de registros de causas mal definidas. Analisar a mediana do número de afecções registradas nas Partes I e II do atestado médico de óbito, obteve-se que o resultado foi três números de afecções nas linhas do atestado para os registros oriundos da RNSVO. Conclusão: Destaca-se que nas unidades federadas onde existe a sede do SVO habilitado na RNSVO, o percentual de óbitos atestados com causa mal definida é menor do que naquelas unidades federadas que não possuem um SVO habilitado na rede. Vale ressaltar que nos próprios serviços habilitados a RNSVO, este percentual é ainda menor. Sugere-se que nas unidades federadas que contém o SVO, possa existir uma vigilância do óbito atuante conforme as condições regulamentadas para a existência de um serviço, considerando o menor percentual de óbitos atestados com causa mal definida e um número maior de afecções nas linhas do atestado da DO, tanto na parte I, quanto na parte II.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA MARINHO DE SOUZA
Interno - 1041337 - IVAN RICARDO ZIMMERMANN
Externo à Instituição - JUAN JOSE CORTEZ ESCALANTE
Externa ao Programa - 1905372 - VERONICA CORTEZ GINANI - null
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 12:07
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app40_Prod.sigaa34