Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA DOS SANTOS FERREIRA
DATA : 26/10/2023
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

Mapeamento das ações estratégicas para planos de contingência para o enfrentamento de epidemias por arboviroses

arboviroses, plano de contingência, emergência em saúde pública

As arboviroses consistem em grupo de doenças virais que são transmitidas por artrópodes, geralmente mosquitos. Atualmente as arboviroses de maior importante são dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por se tratar de doenças em que o processo de transmissão obrigatoriamente passa por um vetor, os fatores ambientais, climáticos e sociais estão intimamente ligados ao processo de propagação. Nos anos de 2017 e 2018 contabilizando 2.115 casos humanos de febre amarela, com 716 óbitos confirmados. Para dengue, no ano de 2022, foram registrados aproximadamente 1.400.000 casos prováveis de dengue, com 1.275 óbitos registrados. Ainda em 2022, foram registrados aproximadamente 175.900 casos prováveis de chikungunya, com 94 óbitos registrados. Foram contabilizados 8.415 casos prováveis de zika, e 5 casos notificados de microcefalia em decorrência do zika. Dada a relevância para saúde pública, frente ao cenário epidemiológico, no Brasil, já foram implementados pelo Ministério da Saúde, o Plano de Eliminação do Aedes aegypti, o Programa Nacional de Controle da Dengue e a instituição da Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses, ambos com o objetivo de minimizar o panorama epidemiológico enfrentado pelo país atualmente. Neste sentido, levando em consideração os conceitos de emergência em saúde pública, os tópicos apresentados pelo Regulamento Sanitário Internacional e a recomendação da Secretaria de Vigilância em Saúde, através do documento denominado “Plano de resposta às emergências de saúde pública”, o presenta trabalho visa mapear as ações estratégicas para plano de contingência para arboviroses. Ferramenta utilizada pela Defesa Civil e adapta ao setor saúde. Para alcance dos resultados, será utilizada como metodologias a revisão de escopo, que foi registrada na plataforma Open Science Framework, através do registro DOI https://doi.org/10.17605/OSF.IO/N9YR8 e seguirá os critérios do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Outra metodologia a ser utilizada é a apresentada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), através da Nota Técnica N°6, que traz sobre a elaboração de modelo lógico e a matriz de indicadores apresentada por Donabedian (estrutura, processo e resultado). Como forma de compilação das informações, será construído um manual para elaboração de planos de contingência para arboviroses.

Presidente - 1682856 - JONAS LOTUFO BRANT DE CARVALHO
Externa à Instituição - LÍVIA CARLA VINHAL FRUTUOSO - MS
Interno - 1961891 - WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 17:21