Protagonismo Infantil: A Participação Da Criança Em Ações Educativas Articuladas Às Políticas Públicas – A Plenarinha Do Distrito Federal
Protagonismo, primeira infância, Plenarinha, criança
O presente projeto de pesquisa apresenta uma análise acerca do projeto Plenarinha, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, como proposta de política pública para a promoção de participação e protagonismo de crianças da primeira infância matriculadas na rede pública de ensino. Dessa forma, este trabalho se propõe a analisar a proposta da secretaria e verificar como tem sido a participação e o protagonismo das crianças da educação infantil no contexto escolar da rede pública de ensino do DF. Para a realização de tal apreciação, foi realizado um estudo documental e pesquisa empírica em escolas que oferecem educação infantil e aplicam a Plenarinha. Os resultados permitem uma avaliação crítica do projeto proposto nos últimos dez anos e uma reflexão sobre o papel dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, é possível pensar em maneiras de aprimorar a participação e o protagonismo na primeira infância na rede pública de ensino do Distrito Federal.