Educação Especial: Relação entre Lei e
prática em turma inclusiva de escola regular em Taguatinga/DF.
Educação Especial, Lei, Inclusão, Prática, Desafio,
Escola Regular, Classe Inclusiva.
A educação especial é uma modalidade de ensino obrigatória desde
a educação infantil até o ensino superior. As legislações positivaram
a inclusão como forma de possibilitar o acesso e permanência dos
alunos especiais à educação, e o Brasil progressivamente avança
nesse sentido, promovendo a dignidade da pessoa humana a todos,
independente de suas condições. A escola como espaço político e
social protagoniza de forma primária as possibilidades reais da
inclusão em seu espaço e nos demais e é nesse lugar que se pode
aferir de forma robusta se os dispositivos legais encontram amparo
na prática educacional. Possibilidades e desafios, estratégias
pedagógicas significativas, formação continuada de professores e
educação para o exercício da cidadania são temas que percorrem o
estudo e a relação destes com a Lei em sentido mais amplo, no
sentido de contemplar a aplicabilidade desta ao caso concreto. Desta
forma, o presente estudo é realizado com o intuito de conceituar a
educação especial e sua proposta para o exercício
da cidadania, respeito ao pleno desenvolvimento, e a promoção de
condições para o mundo do trabalho constitucionalmente previstos
como pilares da educação nacional, e a relação destes com a prática
em suas instrumentalizações positivas e realidades desafiantes sob a
ótica do professor, de forma a analisar os dados na perspectiva de
propor alternativas de eliminação de barreiras.