“As políticas de formação continuada em e para direitos humanos de professoras/es e a garantia de direitos de estudantes LGBTQIA+: contribuições da EAPE para a educação pública no Distrito Federal e enfrentamentos em tempos de conservadorismo”.
Formação continuada; educação em e para direitos humanos, direitos LGBTQIA + na escola; educação pública.
Este projeto tem como objetivo propor uma investigação acerca das políticas públicas para formação continuada em e para direitos humanos de professoras/es da educação básica da rede pública do Distrito Federal. A dissertação de mestrado em andamento pretende analisar como estas políticas impactam a garantia de direitos das/os estudantes LGBTQIA+ na escola, analisando os impactos do conservadorismo e do sucateamento das políticas públicas educacionais. Para tanto, busca-se entender quais as contribuições da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), no âmbito da educação pública do Distrito Federal, nesse processo. A pesquisa fundamenta-se nas metodologias qualitativas, e ouvirá professoras/es que fizeram parte de ações formativas em direitos humanos e diversidade, através de entrevistas em profundidade.