A trajetória da política federal de Educação Sexual no período de 2014-2024.
Palavras-chave: Educação sexual – Sexualidade – Educação básica
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a trajetória da educação sexual nos documentos federais oficiais para educação básica no decênio 2014-2024. Para tanto, adotou-se como percurso metodológico a análise documental, se utilizando da dialética materialista histórica enquanto postura e método de análise a partir de uma perspectiva crítica como meio de interpretar a realidade. Nesse sentido, busca-se apresentar a educação sexual como ferramenta protetiva para estudantes da educação básica no Brasil, tendo como marco teórico a discussão sobre sexualidade na perspectiva focaultiana e freudiana, até a sua concepção política dentro do debate sobre direitos sexuais e reprodutivos para crianças e adolescentes. No entanto, apesar do embasamento científico, presença nos documentos internacionais, e boas práticas ao redor do mundo, a educação sexual é palco de disputa de diferentes setores, seja por interesses progressistas e de direitos humanos, ou, por interesses neoconservadores e higienistas.