Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA EVANGELISTA DE SOUZA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA EVANGELISTA DE SOUZA SOARES
DATA : 23/07/2024
LOCAL: Microsoft Teams

Ações públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal: Um olhar do orientador educacional

relações étnico-raciais; educação; orientador educacional; ação pública; análise temática

A pesquisa investiga as ações públicas no campo da educação relacionadas à diversidade étnico-racial da população brasileira, inclusive de educadores e educandos. A análise de ações públicas deve considerar a perspectiva dos atores que constroem as políticas públicas e os impactos das intervenções das políticas na sociedade. A revisão de literatura apresenta um breve histórico sobre a construção social racista do Brasil e nas escolas; os marcos sobre educação étnico-racial na política educacional brasileira; e o papel da escola na construção de uma educação antirracista, com destaque para atuação do orientador educacional. Foram privilegiadas obras de intelectuais negros/as brasileiros/as, de várias áreas do conhecimento. O objetivo geral da pesquisa é compreender a construção das ações públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal, a partir da perspectiva de educadores e orientadores educacionais. Os objetivos específicos são: 1) Identificar as ações públicas educacionais voltadas a relações étnico-raciais da rede de ensino público do Distrito Federal, apontadas em planos de governo, relatórios de gestão e projetos político pedagógicos de escolas; 2) Identificar as significações de educadores que atuam na supervisão e na formação continuada de professores da rede pública do DF sobre o trabalho pedagógico relacionado a questões étnico-raciais na educação básica do DF; 3) Identificar as significações de orientadores educacionais que atuam em escolas públicas da educação básica do território da Estrutural-DF sobre os desafios enfrentados em suas práticas pedagógicas cotidianas relacionadas a relações étnico-raciais; e 4) Ponderar criticamente sobre ações públicas educacionais relacionadas a questões étnico-raciais, no que se refere à promoção e à garantia de direitos de educandos e educadores. A metodologia da pesquisa envolve duas fases. A primeira fase da pesquisa envolve análise de documentos oficiais e públicos que regulam as ações públicas educacionais voltadas a relações étnico-raciais da rede de ensino público do Distrito Federal. Na segunda fase, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores que atuam em instâncias de supervisão e de formação continuada de professores da rede pública de Educação Básica no DF e com orientadores educacionais que atuam em escolas públicas da Estrutural-DF. Os achados da análise documental e das entrevistas serão tratados a partir da Análise Temática. As interpretações dos indicadores empíricos salientarão o contexto sociocultural da educação pública do DF e a articulação entre ações públicas educativas e questões étnico- raciais, ponderando criticamente sobre a promoção e a garantia de direitos de educandos/as e educadores/as.

Presidente - 3577087 - TATIANA YOKOY DE SOUZA
Interna - ***.869.671-** - NATALIA DE SOUZA DUARTE - UnB
Interna - ***.132.271-** - URANIA FLORES DA CRUZ FREITAS - UnB
Externo ao Programa - 1212582 - LEONARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA ORTEGAL - UnB