"Qualificação profissional na socioeducação: uma ação emancipadora para a cidadania?".
Socioeducação, Qualificação Profissional, emancipação, cidadania.
A presente pesquisa se propõe a desvelar a qualificação profissional ofertada no sistema socioeducativo e se ela propicia ações de emancipação para a cidadania aos adolescentes a quem foi atribuída autoria de ato infracional. O estudo se desenvolverá por meio do levantamento histórico da educação profissional e da socioeducação, as legislações pertinentes ao tema, bem como a análise dos registros das entrevistas semiestruturadas com os gestores, cujos dados serão submetidos a análise temática. A qualificação profissional é uma das vertentes da educação profissional preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, a qualificação profissional se torna importante na execução da medida socioeducativa de internação, pois a educação profissional poderá despertar no adolescente o gosto por uma atividade profissional a qual ele tenha afinidade ou interesse que antes ele não vislumbrava para o seu futuro. Destaca-se que a leitura de pesquisas já realizadas sobre a qualificação profissional evidencia a importância da educação profissional para a formulação de projeto de vida emancipatório para a vida cidadã. Espera-se que os resultados da pesquisa possam favorecer o enriquecimento teórico e novas propostas para programas de políticas públicas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.