O atendimento em grupo com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto no Distrito Federal: (Re)significações e potencialidades
Socioeducação. Grupo. Atendimento em Grupo. Medida socioeducativa em Meio Aberto. Adolescentes.
A metodologia de trabalho socioeducativo se orienta por princípios como o exercício da alteridade, a defesa de direitos humanos, a responsabilização e a promoção da criticidade e do protagonismo juvenil. O projeto de pesquisa discorre sobre as potencialidades de trabalhos em grupo junto a adolescentes em atendimento socioeducativo em meio aberto. Neste contexto, os processos grupais são considerados importantes espaços promotores de reflexividade, pensamento crítico e transformações pessoais e sociais de adolescentes, elementos centrais para sua responsabilização e para a garantia de seus direitos. A pesquisa guia-se pela abordagem histórico- cultural, entendendo os adolescentes e as relações grupais como diversos, complexos, dinâmicos e multicircunscritos pela história e pelos contextos socioculturais. Objetiva-se compreender as significações de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) sobre o atendimento socioeducativo ofertado na modalidade de grupo em duas Gerências de Atendimento em Meio Aberto (GEAMAs) do Distrito Federal. A pesquisa se orienta pela matriz qualitativa da elaboração de conhecimentos científicos e tem três fases. A primeira envolve a realização de entrevistas narrativas semiestruturadas com 10 adolescentes e jovens que cumprem a LA no DF em duas GEAMAs, a fim de identificar suas significações sobre o atendimento grupal, previamente à participação nos grupos. A segunda fase abrange a observação participante de dois grupos ofertados nessas GEAMAs, com a estimativa de participação média de 10 adolescentes/jovens por grupo, com o objetivo de analisar o processo grupal vivenciado. A terceira fase engloba a realização de um grupo focal com 10 adolescentes/jovens que vivenciaram o atendimento socioeducativo ofertado em grupo nas GEAMAs, com o intuito de compreender suas (re)significações a respeito do processo grupal vivenciado ao longo da medida socioeducativa. Para a análise das entrevistas, da observação participante e do grupo focal, será utilizada a análise de núcleos de significação, pretendendo-se triangular a análise dos núcleos de significação das três fases da pesquisa. Intencionamos construir conhecimentos que estimulem a realização de mais trabalhos coletivos e grupais no atendimento socioeducativo e em outros serviços relacionados a políticas públicas ligadas à área da infância e juventude. As análises buscarão refletir sobre as potencialidades do atendimento socioeducativo em grupo para a promoção do desenvolvimento dos adolescentes/jovens e para a garantia de seus direitos.