Tecendo Projetos de Vida no Campo: Um Olhar sobre os Desafios e Potenciais do Novo Ensino Médio para a Juventude Rural do Distrito Federal.
Educação do Campo - Novo Ensino Médio - Projeto de Vida -Juventude Camponesa - Políticas Públicas.
Esta pesquisa analisa a contribuição da Unidade Curricular "Projeto de Vida" do Novo Ensino Médio para a construção de planos de futuro de jovens camponeses no Distrito Federal. O estudo justifica-se pela necessidade de avaliar os efeitos e desafios do Novo Ensino Médio no contexto do campo. O objetivo geral é analisar como a unidade curricular contribui para o desenvolvimento de planos de futuro, considerando dimensões sociais, pessoais e profissionais e as especificidades locais. Os objetivos específicos incluem identificar desafios de implementação, avaliar o alinhamento dos conteúdos com as realidades camponesas e investigar as implicações do "Projeto de Vida" nas perspectivas de futuro dos jovens. A metodologia será mista, combinando dados qualitativos e quantitativos, com pesquisa de campo no Centro Educacional Pipiripau II, em Planaltina-DF, incluindo entrevistas, questionários e análise documental. Espera-se identificar lacunas nas políticas educacionais, desafios de acesso à educação de qualidade e oportunidades para o alinhamento entre políticas educacionais e aspirações dos jovens.