Gênero na Educação Física Escolar a partir das Representações Sociais de alunos do Ensino Fundamental
Gênero. Educação Física Escolar. Representações Sociais. Pedagogia Histórico-Crítica. Intervenção Educacional.
O presente estudo investiga as representações sociais de gênero na Educação Física escolar a partir das percepções de estudantes do ensino fundamental. O objetivo principal é analisar a mediação docente fundamentada na Didática da Pedagogia Histórico-Crítica para suscitar as representações sociais de gênero e esporte condizentes com as diretrizes educacionais de respeito à diversidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida no Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I, envolvendo 42 alunos(as). A metodologia incluiu a aplicação de questionários de associação livre, análise de dados demográficos e implementação de uma intervenção educacional baseada na didática da pedagogia histórico-crítica, estruturada em cinco etapas: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Os resultados mostraram que a intervenção pedagógica promoveu mudanças significativas nas percepções dos(as) alunos(as) sobre gênero e esporte, destacando a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no ensino da Educação Física. Conclui-se que a mediação docente, quando orientada pela didática da pedagogia histórico-crítica, pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e para a promoção da igualdade de oportunidades no contexto escolar.