FORMAÇÃO CONTINUADA EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO PRECOCE DE SÃO SEBASTIÃO-DF
Palavras- chave: Tecnologia Assistiva. Comunicação Alternativa e Aumentativa. Formação de Professores. Educação Física. Educação Precoce.
SANTOS, Cláudia Maria Barbosa. Formação Continuada em Comunicação Aumentativa e Alternativa-CAA para Professores de Educação Física: Contribuições à Educação Precoce de São Sebastião-DF. Orientador: Dra. Rosana Amaro. 2025. Número de volumes ou folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Instituto/Faculdade/Centro, Instituição de Ensino Superior, Brasília-DF, 2025.
RESUMO
A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área interdisciplinar que reúne produtos, recursos, metodologias e práticas para promover funcionalidade, autonomia, independência e inclusão social. Nesse contexto, a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) busca garantir acessibilidade, facilitando a comunicação de pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). No entanto, desafios como a falta de formação continuada, o financiamento insuficiente e a dificuldade na obtenção de equipamentos limitam seu uso no ambiente educacional. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, propõe um curso de formação continuada em CAA para professores de Educação Física da Educação Precoce de São Sebastião–DF utilizando o Ambiente de Aprendizagem Virtual-AVA, Aprender2 da UnB. A metodologia baseia-se na Pesquisa Pedagógica (Lankshear & Knobel, 2008), adotando um estudo de caso para explorar a complexidade do tema (Creswell, 2014). A pesquisa de campo ocorreu em ambiente natural, sem intervenção do pesquisador (Severino, 2016), utilizando procedimentos como definição do campo de pesquisa, seleção de participantes e estratégias para análise da CAA. Os resultados indicam que a maioria dos professores possui conhecimento limitado sobre CAA, destacando a necessidade de formação específica. A capacitação ampliou a compreensão sobre a aplicabilidade da CAA na Educação Física, demonstrando seu potencial para viabilizar a comunicação e engajamento de estudantes com NCC durante os atendimentos, apesar de desafios como dificuldades na aplicação prática e falta de recursos. Além disso, identificou-se a importância de desmistificar concepções equivocadas sobre a CAA. O estudo reforça a necessidade de investimentos em formação docente e políticas públicas para ampliar a acessibilidade comunicativa na educação. Futuros estudos devem aprofundar a formação de professores, avaliar impactos e explorar metodologias híbridas para otimizar o aprendizado, além de investigar materiais acessíveis e capacitação de gestores para garantir um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo.