PRÁTICA DE ENSINO DO VOLEIBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB S ORIENTAÇÃO DA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA
Educação Física Escolar. Voleibol. Perspectiva Crítico-Superadora. Pesquisa-ação.
Este estudo investiga a prática de ensino do voleibol nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental, tomando como referencial teórico-metodológico a Perspectiva Crítico-Superadora (PCS). A pesquisa é motivada pelas inquietações da pesquisadora em relação ao ensino do voleibol na escola, que frequentemente se dá a partir de práticas tecnicistas, sem intencionalidade pedagógica e fragmentadas que negligenciam a compreensão do esporte em suas complexas dimensões sociais, culturais e históricas. Diante dessa problemática, o objetivo geral é investigar e sistematizar o ensino do voleibol nos anos finais do ensino fundamental a partir da Perspectiva Crítico-Superadora. Os objetivos específicos consistem em a) contextualizar as bases teóricas da Pedagogia Histórico Crítica e da Perspectiva Crítico-Superadora; b) analisar a trajetória histórica do voleibol e suas mediações com o contexto escolar; c) propor e implementar estratégias pedagógicas alinhadas a essas abordagens; d) elaborar um recurso educacional em formato de e-book com uma unidade didática. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação, e será conduzida em uma turma de 8º ano de uma escola pública de Planaltina, no Distrito Federal. Os sujeitos da pesquisa serão o professor de Educação Física e os(as) alunos(as) da turma. A coleta de dados será realizada em três momentos, utilizando observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas com o professor e questionários aplicados aos estudantes. Espera-se que a pesquisa contribua para a qualificação das práticas pedagógicas no ensino do voleibol da pesquisadora. Após a realização da pesquisa será elaborado um e-book visando sistematizar a proposta de ensino do voleibol a partir da Perspectiva Crítico-Superadora.