A participação e o engajamento das meninas em aulas de basquete
Participação; Basquete; Meninas; Modelo de ensino; Educação Física Escolar.
A pergunta de partida desse projeto de pesquisa surge em um contexto pedagógico
contemporâneo e desafiador, onde há o afastamento intencional das meninas nas
aulas de Educação Física e o ensino dos esportes é realizado por meio de
metodologias que não proporcionam a participação igualitária entre meninos e
meninas. Nesse cenário interessa saber como um modelo de ensino de esportes
baseado nas abordagens centradas nos jogos pode contribuir para a participação e o
engajamento das meninas nas aulas de basquete. Portanto, o objetivo geral desse
projeto de pesquisa é compreender a participação e o engajamento das meninas em
aulas de basquete, quando aplicada uma Unidade Didática de Intervenção
Pedagógica - UDIP - fundamentada nas abordagens centradas nos jogos. Os
objetivos específicos são: analisar a produção sobre a temática Esporte e Gênero,
considerando-os como fenômeno sociocultural e componente curricular da Educação
Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; analisar a participação das meninas
comparativamente entre aulas convencionais e fundamentadas nas abordagens
centradas nos jogos; descrever as percepções das meninas sobre a participação na
UDIP de basquete; identificar ações metodológicas que melhorem a participação e o
engajamento das meninas nas aulas de Educação Física com a temática basquete
para propor estratégias no contexto da Secretaria de Educação do DF a partir dos
resultados da pesquisa. Para responder ao questionamento, a pesquisa proposta é
do tipo pedagógica (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008), com uma abordagem
colaborativa (DESGAGNÉ, 2007) entre a pesquisadora e o professor, e com
características metodológicas de um estudo de caso qualitativo (ANDRÉ, 2013). O
universo de pesquisa será o programa Centro de Iniciação Desportiva de basquete de
Taguatinga, e as participantes serão as meninas, com idade entre 11 e 14 anos, da
turma de segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 15h30. Os instrumentos para a
coleta de dados serão entrevistas e grupo focal com as meninas, e registros em vídeos
das aulas antes e durante a aplicação da UDIP. A UDIP é um protocolo de prática
pedagógica, cujo objetivos combinados são a iniciação esportiva de crianças e
adolescentes, e a formação continuada do professor de Educação Física. A aplicação
da UDIP, consistirá em etapas sequenciais, iniciadas pelo convite ao docente e à
escola, aproximação com o local e identificação do trabalho pedagógico realizado pelo
professor. Em seguida será realizada a formação inicial com o docente para a
aplicação na turma de basquete das seis aulas da UDIP, e a mentoria. A codificação
dos dados coletados nas entrevistas e grupos focais, e a formulação de categorias de
análise, se baseará na Teoria Fundamentada, conforme Charmax (2009), e para os
vídeos será utilizado o recurso de unidade de análise sugerido por Rose (2013).