Banca de QUALIFICAÇÃO: Évelin Dias Reis dos Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Évelin Dias Reis dos Santos
DATA : 24/10/2023
LOCAL: Híbrido: FEF/UnB e Ambiente virtual Teams

Cultura Corporal e Educação Antirracista: uma proposta pedagógica para o ensino de danças de matriz africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Cultura Corporal, Educação Antirracista; Danças de Matriz Africana; Educação Física Escolar.

Práticas educativas antirracistas são necessárias no cotidiano escolar, pois é urgente o combate a todos os tipos de violência racial bem como ações de reparação histórica para o resgate da cultura e identidade do povo negro. A cultura corporal representa a materialidade corpórea dos conhecimentos historicamente produzidos, sendo assim um elemento fundamental para ações pedagógicas que evidenciem a cultura Africana. Esta pesquisa, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é do tipo qualitativa e será realizada na Escola Classe 18 do Gama, uma escola pública do Distrito Federal, com estudantes do quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como problema de pesquisa: como a Educação Física Escolar, com base nos conhecimentos da cultura corporal, pode colaborar para a construção de uma educação antirracista? Como objetivo geral: analisar e refletir criticamente sobre os limites e potencialidades da Educação Física Escolar para a construção de uma educação antirracista. Como objetivos específicos: desenvolver e avaliar uma proposta pedagógica com base no conteúdo danças de matriz africana fundamentada nos princípios de uma educação antirracista com crianças do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal; identificar e compreender o que e como as crianças se apropriam de conhecimentos da cultura corporal de matriz africana. Serão utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante; rodas de conversas; dinâmicas; caderno de registro dos estudantes. Os próximos passos da pesquisa serão: estudos e formação com a professora pedagoga; observação participante com os estudantes, e o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e produto educacional tematizando as danças de matriz africana como elemento da cultura corporal. E, posteriormente, a análise dos dados e escrita do relatório final da investigação.

Interno - 1191088 - ALFREDO FERES NETO
Presidente - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Externa ao Programa - 1054503 - JESSICA SERAFIM FRASSON - nullExterna à Instituição - JOSIANE CRISTINA CLIMACO
Interno - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB