Banca de QUALIFICAÇÃO: Luciane Vaneli Mendes das Virgens

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciane Vaneli Mendes das Virgens
DATA : 28/11/2023
HORA: 10:30
LOCAL: FEF/UnB - Sala 46
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA PARQUE 303/304 NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar; Interdisciplinaridade; Educação Integral; Linguagens


PÁGINAS: 27
RESUMO:

A Educação Integral é uma concepção pedagógica que busca garantir o processo
educacional multidimensional dos sujeitos, incluindo e interligando os aspectos
intelectual, físico, emocional, social e cultural. Consiste no desenvolvimento de um
projeto coletivo onde todos os componentes da comunidade escolar (estudantes, grupo
docente, gestão escolar, famílias e grupo social local) têm efetiva participação em sua
concepção, aplicação e avaliação e deve superar a ideia simplista de ampliação da jornada
e do tempo integral de permanência do estudante nas unidades escolares. Esta concepção
compreende a escola como a base promotora da inclusão, da equidade, da formação de
indivíduos sociais críticos e autônomos para uma sociedade que busca oportunizar a
aprendizagem mediante experiências diversificadas que propiciem o desenvolvimento
integral centrado no estudante e sua individualidade.
A Escola Parque 303/304 Norte, unidade educacional pertencente ao Programa de
Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal,
possui um Projeto Político Pedagógico embasado na Pedagogia Histórico-Crítica e busca
fundamentar sua atuação em uma perspectiva interdisciplinar entre os componentes da
área de linguagens previstos para o Ensino Fundamental desenvolvidos nesta escola:
Educação Física, Teatro, Artes Visuais e Música.
Considerando que o PPP da Escola Parque 303/304 Norte tem como parâmetro
uma educação integral de cunho interdisciplinar entre as áreas de Artes Visuais, Teatro,
Música e Educação Física de acordo com o que regem as bases legais e metodológicas
adotadas pela SEEDF (Governo do Distrito Federal, 2023), a presente pesquisa intenciona
(1)verificar porque a interdisciplinaridade – apesar de ser a premissa de uma educação
integral do ser humano e de ser enfatizada no PPP da Escola Parque 303/304 Norte – ainda
não é totalmente desenvolvida no seu contexto educacional, (2) identificar a visão da
equipe docente sobre aspectos que (in)viabilizam a execução contínua de projetos interdisciplinares entre as quatro áreas ofertadas na instituição, (3) identificar a participação da Educação Física – enquanto componente curricular obrigatório e área de conhecimento com objeto de estudo próprio – e de seus professores dentro do contexto dos projetos interdisciplinares propostos pelo Projeto Político Pedagógico da Escola Parque
303/304 Norte. Sendo assim, a proposta desta pesquisa será a análise da visão do corpo
docente da instituição participante desta investigação com relação à interdisciplinaridade
prevista no seu documento institucional norteador (PPP) e as impressões acerca dos
projetos educacionais interdisciplinares elaborados entre a Educação Física e as demais
áreas de linguagem (Teatro, Música e Artes Visuais), por meio de uma proposta de
atuação pedagógica construída por estes professores em caráter interdisciplinar, a qual será
tema de um produto educacional a ser construído a partir da presente pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1197997 - ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
Presidente - 1191088 - ALFREDO FERES NETO
Externo ao Programa - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA - nullExterno à Instituição - JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO - SEEDF
Externo ao Programa - 1895717 - RENATO BASTOS JOAO - null
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 10:39
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