Desafios da Educação Física no combate a não participação nas aulas práticas no ensino fundamental anos finais: uma proposta de contribuição na aderência a prática de atividade física dentro do ambiente escolar.
Afastamento. Aulas práticas. Anos Finais Ensino Fundamental. Educação Física.
O avanço tecnológico observado na atualidade tem trazido diversos benefícios para a sociedade de maneira geral, impactando todas as áreas da nossa vida cotidiana. Entretanto, essa evolução tecnológica também trouxe algumas consequências, como, por exemplo, o aumento do nível de atividades sedentárias, alimentação inadequada e o desenvolvimento de alguns tipos de doenças. Dentro desse contexto, a escola, e mais especificamente a Educação Física, surge como uma alternativa para o combate ao aumento dos níveis de atividades sedentárias. Porém, o que se tem observado é um gradual afastamento dos estudantes das atividades práticas do componente curricular de Educação Física. Dados da literatura já indicavam o surgimento desse desinteresse discente na etapa final da educação básica. Ocorre que, atualmente, esse afastamento tem sido percebido já nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, junto aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Ceilândia - Distrito Federal, quais os principais motivos que provocam esse afastamento das aulas práticas. Pretende-se realizar uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando o método descritivo. Os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados na pesquisa consistem em questionários para coletar os dados iniciais e preliminares; posteriormente, será realizada a observação de aulas práticas e, em seguida, a realização de entrevistas com estudantes que não participam ou que possuem baixa participação nas aulas. Pretende-se realizar a análise e interpretação dos dados coletados nas diferentes etapas, agrupando-os de acordo com as suas características. Por fim, será realizada a discussão dos dados obtidos na presente pesquisa, buscando interpretá-los à luz da literatura da área. Assim, a contribuição desta pesquisa consiste em, junto aos dados obtidos e a literatura, buscar alternativas para o combate, eliminação e/ou redução dos fatores que provocam o afastamento dos discentes das atividades práticas do componente curricular de Educação Física.