Banca de QUALIFICAÇÃO: Sharlene Fernandes Cambraia

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sharlene Fernandes Cambraia
DATA : 05/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

“Práticas corporais virtualizadas e jogos eletrônicos: novas implicações para a Educação Física escolar”


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física, Jogos eletrônicos, Práticas corporais, Virtualização.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Trata-se de Projeto de Pesquisa apresentado junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, da Universidade de Brasília. O presente estudo propõe-se a experimentar uma proposta pedagógica para a vivência das práticas corporais virtualizadas através do uso de jogos eletrônicos nas aulas de educação física para os anos finais do Ensino Fundamental com base na Metodologia da Problematização. Os jogos eletrônicos a partir do processo de virtualização vem apresentando novas possibilidades de experimentação das práticas corporais e introduzindo novos elementos à cultura corporal. Compreendemos que a Educação Física deve possibilitar a experiência pedagógica da vivência eletrônica que os estudantes já possuem e promover a reflexão, problematização e o diálogo sobre estes elementos da cultura infanto-juvenil para que crianças e adolescentes possam manter uma relação crítica com os jogos eletrônicos podendo, assim, se beneficiar dos seus aspectos positivos. A pesquisa terá como participantes estudantes de uma turma de 6o ano do Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas - Distrito Federal. O objetivo geral deste estudo é experimentar uma proposta pedagógica para a vivência das práticas corporais virtualizadas, por meio de jogos eletrônicos nas aulas de educação física, para os anos finais do Ensino Fundamental com base na Metodologia da
Problematização. Para os objetivos específicos foram estabelecidos: 1) Contextualizar o processo de desenvolvimento e transformação das práticas corporais ao longo da história da humanidade; 2) Compreender o processo de virtualização das práticas corporais por meio dos jogos eletrônicos e suas implicações para a educação física escolar; 3) Elaborar possibilidades educativas, sistematizadas em uma unidade didática, para a vivência das práticas corporais virtualizadas nas aulas de Educação Física. Este estudo será exploratório, de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação. A metodologia de pesquisa a ser aplicada neste estudo será exploratória, de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação. O percurso metodológico será desenvolvido em cinco fases, são elas: (1) Levantamento bibliográfico buscando a aproximação com o objeto de estudo e verificar como este tem sido discutido/tratado na literatura científica; (2) Aplicação do questionário inicial para identificar como os jogos eletrônicos se apresentam no universo cotidiano dos estudantes; (3) Elaboração de uma unidade didática, com seis aulas, para o ensino das práticas corporais virtualizadas, por meio dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física, para os anos finais do Ensino Fundamental com base na Metodologia da problematização (BERBEL, 1998; 1999; 2016); (4) Intervenção pedagógica com a aplicação da unidade didática; (5) Aplicação do questionário final a fim de compreender a percepção dos alunos sobre a experiência da prática de jogos eletrônicos nas aulas de educação física. Os dados coletados serão tratados qualitativamente e fundamentados na revisão de literatura. Com a pesquisa pretende-se promover a reflexão, problematização e o diálogo sobre as práticas corporais virtualizadas e analisar as implicações destas manifestações da cultura para a educação física escolar na era digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 695.527.891-68 - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externo ao Programa - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS
Externa à Instituição - GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS - SEEDF
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 11:31
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