Banca de QUALIFICAÇÃO: Pablinne Arantes Coelho

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Pablinne Arantes Coelho
DATA : 22/05/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

A UTILIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
COMO FORMAÇÃO CONTINUADA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Formação Continuada; Educação Física Escolar; Modelo de Ensino

A formação é algo que pertence ao próprio sujeito e apresenta o seu desenvolver diante da trajetória do professor, do passado, do presente e das perspectivas para o futuro na carreira. Em um mundo marcado por constantes e rápidas mudanças, as reflexões críticas sobre as ações, a estagnação paradigmática e o desenvolver de novas práticas pedagógicas são alguns dos principais desafios dos professores, o que torna imprescindível discutir sobre a importância da Formação Continuada ao desenvolvimento de uma identidade docente. O principal objetivo desse trabalho é analisar os resultados da experiência de um protocolo de iniciação aos Esportes Coletivos de Invasão, baseado nas abordagens emergentes da Pedagogia do Esporte, aplicado como Formação Continuada e no local de trabalho para um professor da rede pública do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa pedagógica com uma abordagem colaborativa e com características metodológicas de um estudo de caso qualitativo a partir da aplicação de uma Unidade Didática de Intervenção Pedagógica (UDIP) em uma turma de iniciação ao basquetebol, juntamente com o professor colaborador em seu local de atuação. A unidade didática foi concebida a partir das abordagens centradas no jogo, com objetivo de ensinar os princípios táticos ofensivos do basquete para contrapor a prática do professor colaborador de modo que a reflexão gerasse conteúdo de formação continuada. A aplicação da UDIP consistiu em etapas sequenciais, iniciadas pelo convite ao docente e à escola e observação do contexto e da prática pedagógica utilizada pelo professor. Em seguida, foi realizada a capacitação inicial com o docente colaborador e posterior aplicação das seis aulas do protocolo, desempenhadas em mentoria contígua à pesquisadora. Através dessa experimentação, intenta-se reconhecer os elementos importantes que possam qualificar essa proposta como constituidora no processo formativo continuado docente.

Presidente - 1747203 - ALEXANDRE JACKSON CHAN VIANNA
Interno - 1197997 - ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE
Externo à Instituição - DIEGO LUZ MOURA
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA