Banca de DEFESA: PATRÍCIA MANSO DE LIMA

DISCENTE : PATRÍCIA MANSO DE LIMA
DATA : 30/05/2023
LOCAL: FEF – UnB e Microsoft Teams

EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS CRIANÇAS TÊM A NOS DIZER?

Educação Física, Anos Iniciais do ensino fundamental, Infância, Programa Educação com movimento, Escola pública e Educação pública.

O presente estudo procurou analisar e refletir criticamente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Programa Educação com movimento da SEEDF. Buscamos problematizar as seguintes questões de pesquisa: Porque ainda não está universalizada a Educação física nos Anos Iniciais do ensino Fundamental no DF, com a presença de professores de Educação física? E, ainda, Educação Física nos Anos Iniciais, o que as crianças têm a nos dizer? Para tanto foram definidos como objetivo geral: analisar e refletir criticamente sobre a Educação física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do Programa Educação com Movimento da SEDF e como objetivos específicos: elaborar e desenvolver proposta pedagógica de Educação Física voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compreender o que as crianças expressam sobre a escola pública e a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Crítico Superadora e Sociologia da Infância, recorremos a abordagem qualitativa, considerando essencial compreender e ouvir as crianças, subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica que visa apresentar e construir junto  com as crianças o que é a escola pública e a EF neste contexto, foram realizadas observações participantes, a produção de desenhos, a análise documental e ainda, entrevistas subsidiadas por uma intervenção imbricada em uma proposta pedagógica. As crianças participantes da pesquisa são de uma escola pública de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, no total de 18 estudantes, matriculados no 5º ano e com faixa etária de 10 a 12 anos. O estudo justifica-se pela necessidade de compreender o que as crianças expressam sobre a Educação Física nos Anos Iniciais e além disso contribuir com o debate acerca da legitimidade da Educação Física e na perspectiva de universalização deste componente curricular voltado para as crianças em todas as etapas da Educação básica. Os resultados nos mostram aprofundamento e ampliação da compreensão com relação aos temas abordados considerando fortemente às falas e expressões das crianças com a proposta de um trabalho pedagógico fundamentado nos conhecimentos científicos e que buscaram ser compartilhados de modo interessante, e respeitando o grau de apropriação das crianças. Os estudantes realizaram novas relações, com um novo olhar, demonstrando apropriação do conhecimento e das reflexões.

Presidente - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externa à Instituição - JULIANA DE OLIVEIRA FREIRE
Interno - 695.527.891-68 - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB