Banca de QUALIFICAÇÃO: Antonio Ian Henriques

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Antonio Ian Henriques
DATA : 14/12/2023
LOCAL: FEF e Plataforma Teams

JOGOS E BRINCADEIRAS DE MATRIZ INDÍGENA E O CERRADO: uma proposta pedagógica para os anos finais do Ensino Fundamental

Educação Física Escolar; Jogos e Brincadeiras de matriz indígena; Anos Finais do Ensino Fundamental; Cerrado.

O problema de pesquisa parte da seguinte inquietação: A escola possui uma lógica de organização do trabalho pedagógico que, de maneira hegemônica, é oposta às cosmovisões indígenas de onde se originam diferentes saberes, como seus jogos e brincadeiras. Nesse sentido, como realizar mediações pedagógicas que busquem articular e considerar as matrizes culturais desses jogos e brincadeiras, em especial, praticados por povos indígenas e o Cerrado?

Como objetivo geral, apresentamos: identificar e analisar jogos e brincadeiras de matriz indígena, em especial dos povos do Cerrado, e tratá-los pedagogicamente na escola numa perspectiva crítica. Como objetivos específicos, elencamos:

·         Realizar levantamento de jogos e brincadeiras de povos indígenas do Cerrado.

·         Analisar como a temática indígena é tratada na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, com ênfase no componente curricular Educação Física e no conteúdo Jogos e Brincadeiras.

·         Elaborar, desenvolver e analisar uma unidade didática a partir do conteúdo Jogos e Brincadeiras de matriz indígena e o Cerrado, numa perspectiva crítica.

·         Criar jogos e brincadeiras, com base no conceito “Teko Porã”, buscando avançar no sentido da coletividade, um “bem-jogar”.

Esta pesquisa, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), é do tipo qualitativa e está sendo realizada no CED São Bartolomeu, escola pública, localizada em São Sebastião (DF), com estudantes do 6° ano.

Serão utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante com registro em diário de campo, rodas de conversa, instrumentos de avaliação e caderno de anotação dos estudantes. Os próximos passos da pesquisa serão: desenvolvimento da proposta pedagógica e levantamento e análise de dados sobre os processos de ensino-aprendizagem. Concomitantemente será delineado o produto educacional, com inspiração na proposta pedagógica, que contará com a participação da professora regente da turma, e do grupo de estudantes.

Presidente - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externa ao Programa - 1543958 - CAROLINE BAHNIUK - UnBExterno à Instituição - THIAGO CANCELIER DIAS - SEDUC
Externa à Instituição - LUANA ZANOTTO - UFG