Banca de DEFESA: Sharlene Fernandes Cambraia

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sharlene Fernandes Cambraia
DATA : 13/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Híbrido: FEF/UnB e Ambiente virtual Teams
TÍTULO:

“Práticas corporais virtualizadas e jogos eletrônicos: novas implicações para a Educação Física escolar”


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos eletrônicos. Práticas corporais. Educação Física. Virtualização. Videogame.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

Trata-se de Dissertação apresentada junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, da Universidade de Brasília. Os jogos eletrônicos da atualidade possibilitam novas formas de experimentação das práticas corporais e introduzem novos elementos à cultura corporal. Nesta perspectiva, nos propomos com este estudo analisar o processo de virtualização das práticas corporais por meio dos jogos eletrônicos e suas implicações para a educação física escolar. Para os objetivos específicos foram estabelecidos:1) Contextualizar o processo de desenvolvimento e transformação das práticas corporais no percurso da humanidade; 2) elaborar possibilidades educativas, sistematizadas em uma unidade didática, para a vivência das práticas corporais virtualizadas nas aulas de Educação Física; 3) experimentar uma proposta pedagógica para a vivência das práticas corporais virtualizadas, por meio de jogos eletrônicos nas aulas de educação física, para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa exploratória com delineamento de pesquisa-ação. O percurso metodológico foi desenvolvido em cinco fases, são elas: (a) Levantamento bibliográfico e documental; (b) Elaboração do plano de ação materializado em uma unidade didática, (c) Intervenção pedagógica com a aplicação da unidade didática; (d) Aplicação do questionário final; e) elaboração de relatório e análise dos dados construídos. A pesquisa teve como participantes estudantes de uma turma de 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas - Distrito Federal e a proposta pedagógica contou com nove encontros que trabalharam as temáticas: Tecnologia, videogames e Educação Física; Dança urbana Hip Hop; Capoeira; Tênis de campo; Esqui. Todos os conteúdos foram explorados em formato virtualizado utilizando o videogame XBOX 360. Como resultado, verificamos que os jogos eletrônicos podem representar uma possibilidade de ampliação do currículo da Educação Física escolar, uma vez que permitem trabalhar tanto os conteúdos tradicionais como o futebol quanto os que não são comuns no cotidiano da escola pública como o tênis de campo e o esqui, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS - nullExterna à Instituição - GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS - SEEDF
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Presidente - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Notícia cadastrada em: 08/12/2023 11:00
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