Banca de QUALIFICAÇÃO: Alex Borges Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alex Borges Lima
DATA : 13/12/2023
LOCAL: FEF/UnB - sala 47

Educação de valores, valores na educação física, ética na educação, pedagogia histórico-crítica, pedagogia crítico superadora

Dentre os diversos aspectos presentes no contexto educacional e na educação física, a educação de valores se configura como um dos mais importantes bem como vem despertando algumas inquietações por parte dos professores. Devido a especificidade das aulas de educação física e o caráter reprodutivista presente em algumas abordagens, atitudes como bullying, sexismo, exclusão dos alunos menos habilidosos, entre outras, se tornam mais evidentes, e muitas vezes, são passadas despercebidas, ou até toleradas no contexto educacional. A literatura e os documentos que norteiam a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal evidenciam a importância e necessidade em abordar tais aspectos que não podem ser negligenciados nas aulas. Assim o presente estudo – apresentado na forma de projeto de pesquisa – tem o objetivo de analisar as contribuições da Educação Física Escolar na construção de valores nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos: identificar os desafios e possibilidades na educação de valores a partir de uma intervenção pedagógica fundamentada pelos pressupostos da pedagogia crítico-superadora e sistematizar uma unidade didática pedagógica a partir da investigação de práticas corporais que ressaltem os valores. A pesquisa contará com 8 intervenções e terá a duração de quatro semanas. Espera-se que o estudo possa colaborar para a sistematização de práticas que contribuam para atitudes de respeito, solidariedade e cooperação entre os estudantes nas aulas de Educação Física.

Externo à Instituição - Bartolomeu Lins de Barros Junior - IFSertão
Externo ao Programa - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS - nullInterna - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Presidente - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 22:52