MEDIAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRECOCE: experiências na parceria professor-família
Educação Física. Educação Precoce. Mediação docente. Flexibilização Educacional. Família.
A Educação Precoce (EP) é um Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação do Distrito Federal que, por meio do brincar, visa apoiar a inclusão e a aprendizagem de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses que apresentam atrasos no desenvolvimento, riscos de atraso, prematuridade ou outras vulnerabilidades. Na EP, professores(as) de Educação Física e Pedagogos(as) atuam diretamente com as crianças e na orientação às famílias, consideradas parte integrante da proposta pedagógica, de modo a incentivar o envolvimento ativo das famílias no processo de desenvolvimento infantil. A parceria escola-família constitui-se como um fator potencializador da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças atendidas. Este estudo teve como objetivo conhecer, propor e analisar experiências de mediação realizadas por professores(as) de Educação Física na orientação às famílias, entendida como parte de suas atribuições na EP, à luz da teoria da Flexibilização Educacional, que dialoga com os autores Reuven Feuerstein (1991) e Lev Vigotski (1991; 2001). A pesquisa foi desenvolvida como uma Pesquisa Pedagógica, por meio da construção e aplicação de um Plano de Intervenções Pedagógicas de Orientação à Família, possibilitando a análise da mediação docente nas interações dialógicas com as famílias. A proposta de orientação foi construída colaborativamente entre a pesquisadora e uma professora-parceira, a partir da análise das necessidades, condições e interesses da criança e de sua família. O estudo foi realizado na escola onde a pesquisadora atua como coordenadora pedagógica. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: (1) observação participante da pesquisadora, com registros iconográficos (vídeos e fotos), acompanhando atendimentos e participando das ações da intervenção pedagógica; (2) diário de campo, com registros da pesquisadora sobre o processo de interação entre a professora-parceira e a família; (3) aplicação de um formulário baseado na técnica de incidentes críticos, para que a professora-parceira identificasse, a partir de sua percepção, facilidades e dificuldades na experiência de interação com a família; (4) realização de uma entrevista semiestruturada às mães, visando avaliar a compreensão e a aplicação das orientações recebidas. O estudo busca contribuir para a análise exploratória das possibilidades de orientação às famílias sob a ótica da Flexibilização Educacional. Os resultados indicam que professores(as) de Educação Física podem aprimorar suas competências didáticas na atuação em parceria com as famílias, bem como colaborar com a aprendizagem das famílias, ampliando o acesso das crianças a experiências de aprendizagem mediadas significativas e de qualidade. Conclui-se que a Flexibilização Educacional pode ser uma ferramenta valiosa na consolidação do vínculo escola-família e no apoio ao desenvolvimento infantil.