Banca de QUALIFICAÇÃO: Natália Acioly de Siqueira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Natália Acioly de Siqueira
DATA : 17/10/2023
HORA: 16:30
LOCAL: FEF/ UnB
TÍTULO:

Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar, no passo do Frevo a criança vai brincar: o ensino do Frevo nas aulas de Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Abordagem Crítico-Superadora


PALAVRAS-CHAVES:

Educação física na educação infantil, dança na escola, cultura popular, frevo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa vem situar a proposta do ensino do Frevo nas
aulas de Educação Física na Educação Infantil tendo por base teórica a
abordagem crítico-superadora e alicerçada na pedagogia histórico-crítica.
Tendo como eixo norteador a aproximação dos estudantes das
manifestações culturais historicamente produzidas como o Frevo, considerado
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no sentido de ressignificá-lo de
acordo com a sua realidade, terei como ponto de partida as referências que as
crianças têm em relação à dança popular e como o Frevo, enquanto
manifestação da cultura corporal, pode ser trabalhado pedagogicamente nas
aulas de Educação Física na Educação Infantil, pois como cita o Coletivo de
Autores (1992) é necessário o “resgate da cultura brasileira no mundo da
dança através da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco
ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto
de construção da cidadania”. 
E assim, tendo como problema de pesquisa: quais as referências que as
crianças têm em relação à dança popular e a partir disso, quais seriam as
potencialidades, entre limites e possibilidades do ensino do frevo nas aulas de
educação física na educação infantil em uma escola pública do Distrito
Federal? Este trabalho vem tentar responder a estes questionamentos a partir
da realidade da rede pública de ensino do Distrito Federal, sendo o loco desta
pesquisa o Centro de Educação Infantil 03, localizado na cidade de São
Sebastião, Brasília, Distrito Federal, com uma turma do 2º período da
educação infantil. 
Por fim, dois elementos fundamentais se farão presentes neste trabalho: a
interdisciplinaridade e o brincar (ludicidade), onde os dados obtidos serão
frutos da aplicação de uma Oficina de Intervenção Pedagógica de 7 aulas,
sendo esta organizada em 1 aula para avaliação diagnóstica, que terá por
objetivo colher informações sobre quais conhecimentos as crianças já trazem
sobre a dança, a dança popular e dentro desta quais elas já possuem
conhecimento e se identificam o Frevo dentro desse contexto.e 6 aulas para
desenvolvimento do tema proposto (ensino do frevo).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externo à Instituição - JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO - SEEDF
Presidente - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 10:48
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