“Educação Física, Games e Esports: Relato de Experiência sobre Práticas, Desafios e Oportunidades Educacionais”
Palavras-chave: Games (Jogos Eletrônicos); Esports (Esportes Eletrônicos); Educação Física.
Os games (jogos eletrônicos) e os esports (esportes eletrônicos) são conteúdos indicados tanto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC - (2018), em todas as suas versões (2016a, 2016b), quanto pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal - CMDF - (2018), após o processo de atualização e homologação da BNCC. Portanto, consiste no direito do estudante acessar os elementos básicos de formação norteados pela BNCC. Assim, o objetivo geral deste trabalho vislumbra Analisar as relações entre a Educação Física, os Games e os Esports, com base no mapeamento da literatura e na experiência de uma ação de formação continuada de professores, para entender as possibilidades e desafios dessas práticas no contexto educacional, que resulte em um e-book e uma ementa, produtos educacionais da Dissertação, possibilitando a sua implantação. Os objetivos específicos pretendem: (1) Mapear a literatura acadêmica quanto à relação da Educação Física e sua relação com os Games e os Esports, evidenciando as potenciais aproximações e distanciamentos dos Games e dos Esports com a Educação Física; e (2) Relatar a experiência pedagógica de uma ação de formação continuada de professores e consubstanciá-la com a temática dos jogos e esportes eletrônicos. O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, organiza-se em duas etapas: mapear a literatura e relatar uma experiência pedagógica; e, em seguida, discutir e complementar de maneira dialética o mapeamento de literatura com os achados e reflexões do relato da experiência em um processo de recíproca contraposição e complementação entre ambas.