Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIMARA PERCILIANO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIMARA PERCILIANO DE OLIVEIRA
DATA : 07/05/2025
HORA: 12:00
LOCAL: FEF
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA TRANSVERSALIDADE À APRENDIZAGEM SISTEMATIZADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física. Educação em Sexualidade. Currrículo em Movimento.

 


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A importância do estudo sobre sexualidade humana na sociedade contemporânea é amplamente reconhecida por diversos estudos, refletindo a necessidade de uma abordagem mais abrangente e contextualizada. A simples abordagem anatômica e biológica da sexualidade nunca foi suficiente. Por ser um tema permeado por tabus e crenças, sua abordagem é desafiadora, tanto do aspecto profissional quanto pessoal. Fatores como despreparo profissional, insegurança legal, crenças pessoais e influências religiosas e familiares, contribuem para essa hesitação. Apesar das possíveis implicações negativas, não podemos ignorar a realidade em que crianças e jovens são as principais vítimas de assédios e abusos sexuais, muitas vezes ocorrendo no âmbito familiar e próximo a ele. O reconhecimento oficial da necessidade de programas de orientação sexual nas escolas, evidenciado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais na década de 1990, é um marco significativo. No entanto, a efetiva implementação dessa temática ainda é limitada, especialmente considerando a abordagem de forma sistematizada e contínua. Apesar de integrada aos Temas Transversais, onde a orientação é que perpassem em todas as disciplinas, a educação em sexualidade muitas vezes é relegada. Diante desse cenário, este projeto de pesquisa visa averiguar a possibilidade de implementação do ensino sistematizado de educação em sexualidade ao componente curricular Educação Física contribuindo para o conhecimento dos estudantes da Educação Básica em relação à sexualidade e ao gênero, como ferramenta de prevenção ao assédio e abuso sexual. Esta pesquisa buscará a opinião dos futuros professores e professores de Educação Física incitando sobre a importância de incluir essa demanda na disciplina, considerando as características profissionais e pessoais dos docentes bem como os métodos e abordagens empregados em consonância com a cultura corporal que permeia a Educação Física Escolar. Os resultados deste estudo buscarão contribuir para o avanço da educação em sexualidade de forma sistematizada. O presente estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS
Interno - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Externa à Instituição - ANA PAULA CRUZ PENANTE NUNES
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 16:57
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