JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
uma proposta a partir da Teoria Histórico-Cultural
Jogos e Brincadeiras Tradicionais. Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural. Sequência Didática.
A Educação Infantil é uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças, pois nela são construídas as bases do crescimento cognitivo, emocional, social e físico. Nesse cenário, os jogos e brincadeiras tradicionais se destacam por oferecerem oportunidades valiosas de aprendizagem, socialização e desenvolvimento corporal. Com base na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que destaca a importância das interações sociais e da mediação cultural no processo de desenvolvimento, este estudo busca compreender de que forma os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser utilizados, no 2º período da Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, para promover o desenvolvimento corporal das crianças. Os objetivos específicos da pesquisa foram: (1) caracterizar os jogos e brincadeiras tradicionais, considerando sua relevância histórica e cultural; (2) identificar fragilidades e potencialidades no trabalho pedagógico de professores da Educação Infantil no que diz respeito ao uso dessas práticas no desenvolvimento corporal infantil; e (3) desenvolver uma proposta pedagógica que integre os jogos e brincadeiras tradicionais ao cotidiano escolar, respeitando as características e necessidades da turma. Para isso, foi aplicada uma sequência didática que envolveu diferentes jogos e brincadeiras tradicionais, possibilitando observar o envolvimento e as interações das crianças nas atividades. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como principais instrumentos a entrevista com as professoras regentes, a observação participante com registros em diário de campo e os desenhos realizados pelas crianças, permitindo uma compreensão mais ampla sobre as práticas pedagógicas e as percepções infantis acerca das experiências vividas. A seleção dos participantes seguiu critérios específicos de inclusão, assegurando a relevância dos dados coletados. Os resultados evidenciam que, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, os jogos e brincadeiras tradicionais contribuem significativamente para o desenvolvimento corporal, promovem interações sociais mais ricas, aprofundam o entendimento das mediações culturais no contexto escolar e fortalecem o vínculo entre crianças e adultos, resgatando e ressignificando o valor dessas práticas na Educação Infantil. A pesquisa foi conduzida conforme os princípios éticos, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília, respeitando a confidencialidade e os direitos dos participantes e seus responsáveis. Como produto educacional, foi elaborado um material pedagógico que apresenta a sequência didática desenvolvida com as crianças, baseada em jogos e brincadeiras tradicionais. Este trabalho integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) e busca contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas e o avanço do conhecimento na Educação Infantil.