As práticas corporais alternativas no ensino médio: a educação física sob uma perspectiva de educação integral.
Praticas corporais alternativas, educação física escolar, ensino medio
Quando abordamos o tema Práticas Corporais alternativas - PCAs no ambiente escolar, assumimos a responsabilidade de proporcionar à Educação Física uma perspectiva de educação Integral, isto representa a ressignificação do processo de ensino aprendizagem do componente curricular. Tendo em vista tais apontamentos, analisaremos por meio deste trabalho a inserção das Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação Física, e de que forma elas podem contribuir para uma Educação de perspectiva Integral. Para tal, propomo-nos uma pesquisa cujos objetivos são analisar a inserção das práticas corporais alternativas nas aulas de Educação Física, sob uma perspectiva de Educação integral, como são abordadas as Práticas Corporais Alternativas nos referenciais normativos e teóricos, em especial no Documento Curricular do Território Maranhense do ensino médio, traçando um paralelo com a BNCC, realizar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio das práticas corporais alternativas, no Centro de Ensino Joviana Silva Farias - CEJSF, Açailândia – MA., e propor uma unidade didática sobre as práticas corporais alternativas.