Banca de DEFESA: Alexandra Ribeiro Oliveira

DISCENTE : Alexandra Ribeiro Oliveira
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Híbrido - FEF/ UnB e Plataforma Teams

JOGOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROGRAMA EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO (SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL/SEEDF): uma experiência à luz da Pedagogia Crítico-Superadora nas aulas de Educação Física.

Jogos e Brincadeiras. Currículo em Movimento do Distrito Federal. Educação Física Escolar. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pedagogia Crítico-Superadora. Programa Educação com Movimento.

O presente estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). O objetivo geral foi analisar o conteúdo jogos e brincadeiras no documento Currículo em Movimento – CMDF (SEDF, 2018), desenvolver e analisar proposta pedagógica e interdisciplinar, a partir do Programa Educação com Movimento - PECM (SEDF, 2018) e à luz da Pedagogia Crítico-Superadora, para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do DF. O PECM é uma iniciativa, no contexto da educação pública do Distrito Federal, que visa a inserção de professores de Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa que contou com a participação de 16 (dezesseis) crianças do 2º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em parceria com a professora pedagoga responsável pela turma. Utilizamos os seguintes instrumentos: observação participante com registro em diário de campo; roda de conversa; desenho; registros iconográficos e análise de documentos. Foi elaborada e desenvolvida proposta pedagógica composta por dez aulas sobre jogos e brincadeiras, conforme os conteúdos e objetivos de aprendizagem previstos no CMDF, valorizando múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), buscando contribuir com a apropriação dos conhecimentos, com a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento integral das crianças. Como resultados da investigação, analisamos que o documento Currículo em Movimento apresenta contradições entre seus pressupostos teóricos e certo ecletismo na exposição dos objetivos de aprendizagem e conteúdos previstos para a Educação Física nos Anos Iniciais, em especial nos jogos e brincadeiras, já que estão estruturados com expressiva ênfase no desenvolvimento motor e com pouca menção aos aspectos culturais e históricos. Concluímos ainda, com base na pesquisa imbricada com a proposta pedagógica em torno dos jogos e brincadeiras, à luz da Pedagogia Crítico-Superadora, que as experiências (teórico-práticas) vivenciadas pelas crianças foram significativas para a ampliação e aprofundamento do repertório de jogos e brincadeiras, em seus elementos gestuais, históricos e culturais, e para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Externa à Instituição - SISSÍLIA VILARINHO NETO - UFG
Externo ao Programa - 1911107 - DANIEL CANTANHEDE BEHMOIRAS - UnBPresidente - 1785394 - JACIARA OLIVEIRA LEITE
Externo à Instituição - JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO - SEEDF
Externa à Instituição - LUANA ZANOTTO - UFG