Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafael Silva de Sousa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Silva de Sousa
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Ambiente virtual Teams

Os Jogos de Luta com Conteúdo das Aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um artefato pedagógico apoiado na Pesquisa em Design Educacional

Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Luta Corporal. Jogo

Esta dissertação é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da Universidade de Brasília, focando na Educação Física escolar e, especificamente, na incorporação das lutas corporais à cultura corporal de movimento. Embora as lutas sejam elementos culturais significativos, sua abordagem pedagógica apresenta desafios e falta de compreensão. Esta pesquisa visa avaliar a aplicação da metodologia dos jogos de lutas como recurso pedagógico, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem de jogos de oposição é utilizada para investigar elementos compartilhados nessas práticas, como distância e princípios condicionais, a fim de criar um programa educacional que integre as lutas à estrutura curricular. Os objetivos gerais incluem a proposta de uma estrutura curricular para o quinto ano, utilizando a classificação baseada na distância e identificando princípios condicionais das lutas. Um artefato educativo é desenvolvido em formato de Unidade Didática e é experimentada em colaboração com o professor de Educação Física, visando facilitar a participação dos alunos e compreender os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais. A fundamentação teórica abrange revisão da literatura sobre lutas, suas terminologias científicas, classificação por distância, princípios condicionais e abordagens pedagógicas. A base epistemológica foi fundamentada na abordagem do "Design Educacional", utilizando uma práxis pedagógica em uma perspectiva intervencionista que envolveu o planejamento e o desenvolvimento de produtos educacionais. Isso assegura tanto a fundamentação científica quanto a perspectiva educacional, enquanto viabiliza a aplicabilidade concreta deste trabalho ao elaborar uma unidade didática interventiva pedagógica. A pesquisa compreendeu cinco fases: As fases de análise, design e desenvolvimento estão fundamentadas em teoria, enquanto as fases de implementação e avaliação estão relacionadas à concretização do artefato educacional. Os resultados desta abordagem são discutidos, mostrando contribuições formativas aos professores participantes e indicando possibilidades e limites da inclusão das lutas nas aulas. Através dessa metodologia centrada no jogo, espera-se que a experiência permita aos alunos acessar criticamente o conteúdo das lutas e aumentar sua participação de maneira reflexiva. Isso promove uma abordagem educativa enriquecedora e culturalmente contextualizada das lutas corporais.

Externo à Instituição - FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS - UFLA
Externo à Instituição - HEITOR DE ANDRADE RODRIGUES - UFG
Presidente - 1747203 - ALEXANDRE JACKSON CHAN VIANNA
Interno - 1197997 - ALEXANDRE LUIZ GONCALVES DE REZENDE