Banca de DEFESA: Beatriz Almeida Amaral

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Beatriz Almeida Amaral
DATA : 10/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação Física
TÍTULO:

Tá no Zap! Mensagens Vividas…” O uso pedagógico do  WhatsApp no contexto da Educação Física Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias e Educação. Educação Física Escolar. Programa Educação com Movimento. WhatsApp.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A Educação Física tem se aproximado do uso das tecnologias educacionais, primeiro,
como forma de entretenimento e, segundo, como recurso pedagógico, haja vista
algumas pessoas passarem horas nas mídias sociais sem realizar grandes esforços
para conectar-se sadia e equilibradamente com o mundo. Posto esse comportamento

ter aumentado frente ao cenário atual de instabilidade política, econômica e pós-
pandemia, passou a ser urgente o movimento de reinvenção e enfrentamentos para

não diminuir os aprendizados que nos engrandecem e agregam conhecimento.
Nessas circunstâncias, à pesquisa realizada objetivou investigar o uso pedagógico do
WhatsApp no contexto das atividades escolares envolvendo a Educação Física. A
sociedade cada vez mais conectada é instada a aprender sobre o uso educativo das
Tecnologias, sejam elas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Digitais da
Informação, Comunicação e Expressão (TICE) ou outras que surgirem ao longo desse
processo. Com base nesse panorama, salienta-se nesse estudo o uso das tecnologias
móveis com acesso facilitado na palma da mão, em especial o recurso WhatsApp que
se constitui como popular aplicativo de mensagens utilizado como caminho para
viabilizar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se o seguinte problema
de pesquisa: Quais as possibilidades do uso do WhatsApp como recurso pedagógico
na Educação Física Escolar? Diante dessa questão inicial, acontece a revisão literária
em base de dados (artigos científicos, livros, dissertações e teses) encontradas
também por meios digitais. O percurso metodológico de abordagem qualitativa
apoiado por Estudo de Caso instrumentalizados por Rodas de Conversa, Planos de
aula, Observação Participante, Questionário e diferentes Artefatos Digitais
disponibilizados em diferentes momentos da coleta durante a pesquisa, envolvendo
as atividades escolares da Educação Física via WhatsApp. Essa investigação das
possibilidades de mediações pedagógicas possuiu um potencial motivador e
apresentaram outras concepções para o uso educacional do WhatsApp envolvendo a
Educação Física permitindo assim estabelecer uma posição crítica e reflexiva da
realidade desse contexto. Acredita-se que esse estudo possibilitou a compreensão
dos conteúdos da Educação Física Escolar explorados a partir das palavras, imagens,
brinquedo, pesquisa e questionário inicial e final relativos ao pensamento e expressão
da cultura corporal de movimento. Notou-se que os resultados apontam que o uso
pedagógico do WhatsApp potencializa o ensino e aprendizagem em ambiente
interativo, colaborativo, oportunizando aos participantes a reflexão, a inclusão, a
interação, o afeto, a autonomia e o protagonismo frente ao uso educativo das
tecnologias, contribuindo, enfim, para o “ser integral”.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1191088 - ALFREDO FERES NETO
Externa à Instituição - GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS - SEEDF
Externo à Instituição - JITONE LEONIDAS SOARES
Interno - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Presidente - 1065949 - ROSANA AMARO
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 16:43
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app40_Prod.sigaa34