Banca de DEFESA: Elizuita da Conceição Mourão Moraes

DISCENTE : Elizuita da Conceição Mourão Moraes
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Defesa online via Microsof Teams

Competências Digitais; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação; Educação Física.

A pesquisa intitulada “Mana, não te Afoba! Que Hoje a Aula Vai Ser Diferente”: As Competências Digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física”, tem esse título, por surgir dos momentos que antecederam as aulas de aplicação da pesquisa, em que os estudantes estavam ansiosos para saber o que aconteceria na aula de Educação Física, sendo que a pesquisa ocorreu em Macapá-AP. “Mana” é uma gíria usada no norte do Brasil, neste caso no Amapá, sendo um vocativo para pessoas próximas e “Não te afoba” também é uma gíria amapaense que significa “não tenha pressa/te acalma”. Essa foi uma das expressões mais utilizadas pela professora-pesquisadora durante o processo da pesquisa, para pedir que os estudantes esperassem o início das aulas para saberem o que aconteceria. Esta pesquisa foi construída a partir da inquietação de como trabalhar as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que eles possam utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. As competências digitais vêm sendo mais solicitadas a partir da pandemia de COVID-19, onde as pessoas tinham que possuir habilidades com tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) e aquelas que não tinham essa aptidão, tiveram consequências negativas em seus estudos e/ou trabalhados. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. Buscou-se com os objetivos específicos:investigar as competências digitais dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física; propiciar aos estudantes a compreensão das dimensões tecnológicas, cognitivas e éticas das competências digitais na Educação Física de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009) e; criar um e-book para ampliar as possibilidades de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Física. O percurso metodológico se apoiou na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com procedimento de pesquisa participante, utilizando-se dos instrumentos como plano de aula, roteiro de observação e questionário aberto. A análise dos resultados foi realizada a partir da  relação das respostas  dos estudantes nos questionários e a observação da aula, não havendo uma pré-categorização para  as respostas, contudo, estas foram divididas em categorias conforme o que surgia no processo segundo as aulas e as dimensões e subdivisões das competências digitais de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009). A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Professora Benigna Souza, na cidade de Macapá-Amapá, com 67 estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Foi possível verificar possibilidades de trabalhar competências digitais dos estudantes utilizando conteúdos da Educação Física, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem global dos mesmos.

Presidente - 1065949 - ROSANA AMARO
Interno - 1191088 - ALFREDO FERES NETO
Interno - ***.527.891-** - PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO - UnB
Externo ao Programa - 3836348 - JITONE LEONIDAS SOARES - UnBExterna à Instituição - GEUSIANE MIRANDA DE OLIVEIRA TOCANTINS - SEEDF