ADVOCACY COALITION FRAMEWORK (ACF): A INFLUÊNCIA DOS ATORES INTERNACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS MUDANÇAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Modelo de Coalizões de Defesa. Atores internacionais. Aprendizagem. Policy brokers. Policy entrepreneurs .Política ambiental.
O Advocacy Coalition Framework (ACF) tornou-se um dos modelos mais utilizados para a análise de políticas públicas. Entretanto, nota-se que as pesquisas empíricas não têm abordado a influência dos atores internacionais e suas implicações nas modificações das políticas públicas. Dada a complexidade e interdependência do cenário internacional, considerar o contexto externo pode enriquecer significativamente a análise dessas políticas. Afinal, faz-se necessário questionar: como atores internacionais atuam enquanto policy brokers e policy entrepreneurs em processos de aprendizagem em dado subsistema de politícas públicas? A área ambiental é sugerida para análise, pois representa um terreno fértil para aplicar o ACF e analisar o papel dos subsistemas de políticas públicas. Ademais, a produção científica em periódicos nacionais de Administração, entre 2013 e 2017, mostrou que apenas 0,69% das publicações abordaram políticas públicas ambientais, demonstrando que é fundamental que a Administração reconheça a política ambiental como um campo de pesquisa estratégico, especialmente diante da crescente complexidade dos desafios socioambientais na atualidade.