MODELO DE GESTÃO DE FROTA DE UMA EMPRESA DE ÔNIBUS INTERESTADUAL: ESTUDO DE CASO
As empresas de ônibus do Brasil se destacam principalmente por sua importância na operação realizada na extensa malha rodoviária do país, para o desenvolvimento econômico e social. Com milhares de quilômetros de estradas, o transporte rodoviário é essencial para a conectividade entre regiões, permitindo a circulação de mercadorias e pessoas Porém existem grandes desafios na organização e operacionalização do serviço, dada as dificuldades que tangem as questões burocráticas, operacionais e logísticas. Tributações, variação da qualidade das rodovias brasileiras e volatilidade do preço do diesel são alguns dos fatores que impedem as empresas de otimizarem seus lucros, tendo altos custos inerentes ao tipo de operação realizada. O objetivo deste trabalho é propor um modelo operacional que avalia a eficiência de combustível dos ônibus, a manutenção adequada e busca uma gestão eficiente para otimizar o plano orçamentário e garantir a sustentabilidade financeira na renovação de frota. O trabalho utilizou dados de uma empresa real de ônibus interestadual, a fim de estruturar quantitativamente um modelo de gestão de frota.