Banca de DEFESA: GABRIEL MARTINS DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL MARTINS DE CASTRO
DATA : 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Apresentação Híbrida (Sala virtual e sala AT 08/7 - Anexo SG 12)
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES HUMANOS FRENTE À UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA (ADAS): UM ESTUDO COMPORTAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

ADAS; Características do condutor; Comportamento do condutor; sinais fisiológicos


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) são tecnologias que automatizam, facilitam e otimizam as operações dos veículos. De fato, esses sistemas interferem diretamente em aspectos como frenagem, aceleração e dirigibilidade. A utilização dessas tecnologias reflete diretamente na psicologia relacionada à direção, considerando os diferentes níveis de automação, que variam desde o totalmente manual (Nível 0) até o com pletamente autônomo (Nível 5). Embora os sistemas ADAS promovam uma condução mais segura, compreender a complexidade da interação entre esses sistemas e os fatores humanos ainda é um desafio. Além disso, poucos estudos exploraram a correlação entre as reações
físicas e cognitivas dos condutores e as características das vias e do tráfego no contexto brasileiro. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar e caracterizar os fatores humanos associados ao comportamento dos motoristas durante a condução de veículos de nível 2 de automação, analisando o sistema de assistência de permanência de faixa, do inglês Lane Keeping Assist System (LKAS), e o sistema de aviso de colisão frontal, do inglês Forward Collision Warning System (FCWS), no contexto do Distrito Federal (DF). Método: Para a realização do estudo, desenvolveu-se uma instrumentação voltada para a aquisição de dados tanto do veículo quanto do condutor. A instrumentação destinada ao condutor foi
projetada com base na análise de cinco sinais fisiológicos, são eles: frequência cardíaca, respiração, resposta galvânica da pele, atividade muscular e atividade cerebral. O estudo foi conduzido por meio de ensaios em situações de tráfego real e simulações em ambiente virtual, com o objetivo de validar o circuito de aquisição de dados desenvolvido. Para selecionar o grupo de motoristas participantes, aplicou-se um questionário de comportamento do condutor, que permitiu identificar características individuais e tendências comportamentais relevantes. Resultados: Os achados do trabalho indicaram que, de maneira geral, os motoristas tendem a se autoavaliar de forma mais positiva, embora admitam estarem propensos
a cometer erros e violações no trânsito cotidiano. Além disso, observou-se também que a interação entre condutor e veículo variou entre os participantes, sugerindo que os fatores comportamentais influenciam diretamente as respostas fisiológicas durante a condução. Por tanto, o estudo de caso evidenciou que a experiência prévia dos condutores com os sistemas tecnológicos do veículo pode impactar a resposta fisiológica. Embora os resultados tenham demonstrado a complexidade dos estados emocionais e cognitivos relacionados à direção, os resultados revelaram que parâmetros como a velocidade do veículo, a capacidade de manter a constância na velocidade e padrões de aceleração e desaceleração poderiam ser associados à características do condutor. Conclusão: A pesquisa mostrou-se útil no estabelecimento de um caminho para investigações futuras voltadas à identificação de padrões específicos de características dos motoristas na interação condutor-veículo. Além disso, apresentou uma
análise inicial sobre as respostas fisiológicas associadas à ativação de sistemas de segurança no contexto do tráfego brasileiro, contribuindo para o entendimento dos fatores humanos no uso de tecnologias de assistência ao motorista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2493326 - RITA DE CASSIA SILVA
Interno - 1552603 - PASTOR WILLY GONZALES TACO
Externo ao Programa - 2772128 - EVANDRO LEONARDO SILVA TEIXEIRA - UnBExterno à Instituição - MAX MAURO DIAS SANTOS - UTFPR
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 10:21
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