Banca de DEFESA: CESAR EDUARDO LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CESAR EDUARDO LEITE
DATA : 26/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Apresentação híbrida (Microsoft Teams e sala A1 12/6 - Anexo SG 12)
TÍTULO:

O TRANSPORTE URBANO DE CARGAS E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO - UM ESTUDO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

city logistic, transporte urbano de carga, modelagem de equações estruturais, PLS-SEM


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O Transporte Urbano de Cargas (TUC) é responsável pela movimentação de mercadorias nas áreas urbanas para atender às necessidades dos cidadãos, sendo essencial para o desenvolvimento econômico. No entanto, o TUC contribui para a geração de impactos adversos à sociedade e ao meio ambiente, como congestionamentos e poluição. Já que o TUC é, simultaneamente, um dos responsáveis por manter o estilo de vida urbano e gerar externalidades negativas que impactam a vida dos moradores, esta pesquisa avalia como a infraestrutura urbana e as externalidades negativas geradas pelo TUC influenciam a qualidade de vida dos moradores das cidades. É assumido que a infraestrutura urbana é de responsabilidade dos gestores públicos e influenciada pelo empresariado; as externalidades negativas são decorrentes das operações de TUC e influenciadas pelas ações do governo. Por fim, a infraestrutura e as externalidades influenciam na qualidade de vida dos moradores. A pesquisa é realizada em Brasília, no Brasil, uma cidade planejada com problemas de tráfego intenso, ruído, poluição do ar e congestionamento. Foi elaborado um questionário com 22 questões para avaliar se as externalidades negativas geradas pelo TUC e infraestrutura urbana influenciam na percepção da qualidade de vida da população. O questionário fornece dados para validar sete hipóteses elaboradas para esta pesquisa, apresentado via web para os moradores do Plano Piloto de Brasília. Foram obtidas 403 respostas válidas, que tiveram seus dados analisados por Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com a abordagem Partial Least Squares (PLS-SEM). O modelo do tipo Composto Formativo é configurado com duas variáveis independentes (Gestão Pública e Gestão Privada), duas intervenientes (Infraestrutura e Externalidades) e uma dependente (Qualidade de Vida). Os resultados mostram que a qualidade de vida da população é mais influenciada pelas externalidades negativas geradas pelo TUC do que pela infraestrutura urbana, sendo a primeira negativa e a segunda positiva. Além disso, os resultados mostram uma forte influência da gestão pública e privada nas externalidades e, por outro lado, baixa influência da infraestrutura. Por fim, um roteiro indica as questões que devem ser prioritárias para melhorar a qualidade de vida do Plano Piloto de Brasília, que apontam como prioridade a capacidade das vias, o uso adequado e o número de vagas para carga e descarga.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2450616 - SERGIO RONALDO GRANEMANN
Interno - 1552603 - PASTOR WILLY GONZALES TACO
Interno - 1337656 - AUGUSTO CESAR DE MENDONCA BRASIL
Externo à Instituição - ERIKA CRISTINE KNEIB - UFG
Externo à Instituição - CARLOS MANUEL TABOADA RODRIGUEZ - UFSC
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 13:38
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