Banca de DEFESA: Bruno Gonzalez Nóbrega

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bruno Gonzalez Nóbrega
DATA : 09/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Apresentação híbrida (Microsoft Teams e sala A1 12/6 - Anexo SG 12)
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NO COMPORTAMENTO DE ENCADEAMENTO DE VIAGEM EM UMA CIDADE LATINO-AMERICANA


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente construído; Encadeamneto de viagens; Escolha de modo; Comportamento de viagem


PÁGINAS: 105
RESUMO:

As pessoas raramente viajam apenas para se locomover, mas para atender às suas necessidades. Nesse sentido, os modelos de viagens simples, amplamente utilizados em planos de transporte, não representam totalmente a realidade. Uma alternativa para melhorar o entendimento desse problema é o uso de modelos de encadeamentos de viagens. Existe um interesse em determinar quais variáveis são significativas para modelar o encadeamento de viagens e, portanto, a escolha do modo. Um conjunto comum de variáveis utilizadas em modelos de comportamento de viagem é o ambiente construído, que os efeitos na escolha do modo já são compreendidos. No entanto, apesar dos esforços, os pesquisadores ainda têm que chegar a um acordo sobre os efeitos do uso do solo na cadeia de viagens. Assim, esse estudo tem como objetivo compreender a influência do ambiente construído em dois aspectos do comportamento de viagem: complexidade de encadeamento de viagens e escolha de modo em diferentes segmentos da população. Com os dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, foram formados seis grupos, três classes de renda divididas entre trabalhadores e não trabalhadores, resultando em um total de 30.871 viagens. Devido à natureza diferente dos dados, o comportamento de encadeamento de viagens foi modelado através de um modelo de logit ordenado e escolha de modo modelado através de um modelo de logit multinomial. Os resultados mostraram que o ambiente construído teve um efeito sobre o encadeamento de viagens, mas que diferentes classes são afetadas por diferentes variáveis. A diferença na renda média do destino de uma pessoa e sua casa é significativa entre as populações estudadas, indicando que o processo de encadeamento de viagens pode ser sensato para o quanto se pode pagar em uma região. Os resultados da escolha do modo mostraram que passeios com mais paradas tinham maior probabilidade de usar o carro em excesso de trânsito, mas não teve efeitos significativos na escolha de um modo ativo em vez de carro. Analisando ambos os resultados, a pesquisa conclui que grandes cadeias de viagens podem não estar apenas no domínio das viagens motorizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1963483 - FABIANA SERRA DE ARRUDA
Interno - 2487190 - ALAN RICARDO DA SILVA
Interno - 1552603 - PASTOR WILLY GONZALES TACO
Externo à Instituição - FRANCELINO FRANCO LEITE DE MATOS SOUSA - UFC
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 09:58
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