MÉTODO PARA PREDIÇÃO DO PRAZO DE EXECUÇÃO DE OBRAS RODOVIÁRIAS: ESTUDO APLICADO ÀS CONTRATAÇÕES DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DO BRASIL
Atraso em Obras Rodoviárias; Infraestrutura Rodoviária; Análise de Risco; Corrupção
A análise de riscos na gestão de projetos é uma das técnicas preconizadas para mitigar as dificuldades na implantação de infraestruturas rodoviárias. A maioria dos estudos desenvolvidos nessa temática é baseada em métodos que utilizam a opinião de especialistas como fonte de dados. Todavia, os atores envolvidos podem ter interesses antagônicos, o que leva ao risco de viés nos resultados. Nesse contexto, a presente pesquisa propõe analisar o risco de atraso na execução de contratos administrativos referentes à construção e à restauração de rodovias a partir de dados objetivos na etapa de licitação do empreendimento. O modelo preditivo proposto do Prazo Efetivo de Execução – PEE visou mitigar o risco do “paradoxo do otimismo” por meio da aplicação da técnica de regressão binomial negativa. Foram modeladas variáveis independentes quantitativas e qualitativas categorizadas em “econômicas”, “políticas”, “do objeto contratado” e “do órgão contratante”. Por meio de estudo de caso aplicado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Brasil – DNIT, com amostragem de 158 contratos executados entre os anos de 1993 a 2017, obteve-se modelo linear generalizado com coeficiente de ajuste Pseudo R2 de 74%.