CIDADE PARA CARROS OU PARA PESSOAS? A DEPENDÊNCIA DO CARRO NO DISTRITO FEDERAL
Dependência do carro; tempo de viagem; custo de viagem; renda e Distrito Federal.
Sierra Muñoz et al. (2024) definem a dependência do carro como a dificuldade ou a ausência de outras opções viáveis para o deslocamento. Compreender essa dependência no DF exige uma abordagem que integra variáveis socioeconômicas, características do ambiente construído e padrões de viagem. O objetivo desta dissertação é analisar os fatores que influenciam a dependência do carro no Distrito Federal (DF) e propor um modelo que classifique suas regiões conforme sua dependência. Como resultado, obteve-se que o índice de dependência de automóveis é de 23,7% no DF, sendo a região mais dependente a central com 34,5% e a menos dependente a sul, com 15,9%. Em relação às variáveis socioeconômicas, os dependentes de carro possuem rendas altas, sugerindo que a dependência está ligada com o status social ganho com a viagem de carro. Entretanto, altas densidades populacionais e de maiores acessibilidades ao transporte público são variáveis que reduzem essa dependência. Mesmo assim, os resultados mostram que o transporte público demanda 2,6 mais tempo, apesar de ser mais econômico.