MODELO PARA ESTIMATIVA DO CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS LEVES E IMPACTOS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS NAS EMISSÕES DE CO2
Modelo, Aumento de frota, Veículos Elétricos, Emissões de CO2
Esse trabalho desenvolveu um modelo de simulação numérica do crescimento da frota de veículos de transporte individual, considerando os veículos com motor a combustão interna, híbridos e elétricos, para calcular os impactos nos consumos energéticos e emissões liquidas de CO2 para as próximas três décadas.
O modelo central da tese foi dividido em submodelos, sendo um submodelo de crescimento de frota, com base no crescimento do PIB e População do Distrito Federal, bem como, um submodelo de determinação das emissões de CO2 da matriz elétrica brasileira aplicado à região do Distrito Federal. Para o cálculo das emissões totais veiculares, foi desenvolvido um terceiro submodelo de inventário dos consumos energéticos e emissões de CO2 da frota do Distrito Federal. As fases do ciclo de vida, de produção e transportes, foram levadas em conta no modelo. Esse método foi desenvolvido como uma ferramenta a ser utilizada ao apoio às tomadas de decisões por planejadores e gestores do setor público e privado na busca pela sustentabilidade, de modo a ser replicado em qualquer cidade ou País, assim como, para frotas de veículos elétricos de carga ou de passageiros.
Três cenários foram simulados: Cenário Pior, Cenário Otimista e o Cenário Excessivamente Otimista.
A aplicação da função de correlação da propriedade do veículo estimou um valor de 705 veículos por 1.000 habitantes até o ano de 2050. Consequentemente, em 2050 a frota de VE’s seria respectivamente de 352 ou 705 veículos por 1.000 habitantes para os cenários propostos. As emissões de CO2 foram calculadas ao longo das próximas 3 décadas com base nesses cenários.