DESEMPENHO DINÂMICO DOS PROJETOS-TIPO DE PASSARELAS PROPOSTOS PELO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE (DNIT)
Passarela de Pedestres. Vibrações. Desempenho Dinâmico. Análise Numérica.
Fundamentado na urbanização das regiões próximas às rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) publicou, por meio do Instituto de Pesquisa em Transportes (IPR), o álbum de projeto-tipo de passarelas mistas. A publicação IPR-748, a qual apresenta os referidos projetos, tem como objetivo agilizar a contratação e a construção dessas estruturas, trazendo uma maior segurança e conforto aos usuários das rodovias. No presente trabalho, essas estruturas serão analisadas a partir do ponto de vista dinâmico para estimativa de suas frequências naturais, bem como, das acelerações induzidas pela sua utilização. Visando a obtenção das características dinâmicas dessas passarelas, são elaborados modelos numéricos com o uso do software ANSYS para obtenção dos dados, os quais serão posteriormente confrontados com as metodologias prescritas na NBR 7187:2021 e nos demais normativos internacionais que versão sobre o assunto. O estudo em tela visa qualificar o desempenho dinâmico dessas estruturas, de modo a certificar o atendimento ao Anexo C da referida NBR e a inexistência de problemas de vibração e demais desconfortos ao usuário. Como resultado, foi observado que a passarela proposta apresenta frequência natural no espectro de frequências ressonantes e que problemas relacionados a vibração excessiva podem ocorrer para certas configurações de carregamento da estrutura.