AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE METODOLOGIAS PARA PRIORIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES EM OBRAS DE ARTE ESPECIAIS DE CONCRETO
gestão de ativos rodoviários; obras de arte especiais; priorização de intervenções.
A gestão de grandes estoques de ativos, como a infraestrutura rodoviária, consiste em tarefa de grande importância em países industrializados. Entretanto, há uma significativa complexidade inerente à execução desta atividade. No Brasil, o Governo Federal administra mais de 60.000 km de rodovias e 6.500 obras de arte especiais (OAEs), demandando considerável esforço do poder legislativo e do poder executivo para a adequada preservação deste patrimônio. A qualidade da infraestrutura rodoviária desempenha um papel relevante na segurança e eficiência das vias, influenciando diretamente o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Em um país extenso como o Brasil, a eficaz gestão de ativos é necessária para manter a integridade e o bom estado das rodovias. Este trabalho visa comparar metodologias para selecionar OAEs prioritárias para manutenção, buscando aprimorar os processos existentes. O objetivo é identificar estratégias de manutenção mais adequadas às necessidades das estruturas e dos usuários das rodovias, tornando a priorização das intervenções mais precisa. Portanto, a pesquisa em andamento busca identificar e implementar metodologias mais eficazes na seleção de OAEs prioritárias para manutenção. Essa abordagem procura otimizar a alocação de recursos, garantir a manutenção do desempenho esperado das estruturas ao longo de toda sua vida útil e, consequentemente, promover uma experiência mais segura e satisfatória para os usuários das rodovias brasileiras.