Banca de DEFESA: Flávio dos Ramos de Sousa Mendonça

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Flávio dos Ramos de Sousa Mendonça
DATA : 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UnB - Videoconferência TEAMS
TÍTULO:

MÉTODO SEM MALHA PARA ANÁLISE DE PROBLEMAS DA MECÂNICA DA FRATURA ELASTODINÂMICA COM A TÉCNICA DA SUBTRAÇÃO DA SINGULARIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Método sem malha local, Mínimos Quadrados Móveis, Método de Newmark, Mecânica da Fratura elastodinâmica, Técnica da subtração da singularidade, SST.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Os métodos numéricos são amplamente utilizados na resolução de problemas da mecânica da fratura linear elástica, tendo como principal destaque o Método de Elementos Finitos (MEF). No entanto, o MEF apresenta uma série de dificuldades decorrentes da presença de singularidades, custo computacional e análises adaptativas na modelagem do crescimento das trincas, em que as malhas geradas no método apresentam um certo grau de imprecisão nos resultados. A fim de contornar essas exceções, foram desenvolvidos ao longo dos anos outros métodos e, dentre eles, os métodos sem malha que estabelecem o equilíbrio de um sistema algébrico correspondente a um problema físico sem uso de uma malha de discretização. Esta pesquisa tem como objetivo aplicar um método sem malha local na solução de problemas bidimensionais da mecânica da fratura elastodinâmica. O Integrated Local Mesh Free Method (ILMF) é baseado no método dos resíduos ponderados, onde, numa determinada região local, o teorema do trabalho estabelece uma relação de energia entre um campo de tensões estaticamente admissível e um campo de deformações cinematicamente admissível. O ILMF apresenta uma formulação totalmente livre de integração numérica e com apenas um ponto por segmento de contorno com a aproximação do campo elástico utilizando o método dos Mínimos Quadrados Móveis (MQM) na formação das funções de forma. Nos métodos sem malha locais, utilizam-se dois parâmetros: o domínio do suporte compacto e o domínio de integração. Na integração numérica, ao longo do tempo, utilizou-se um método de integração direta em intervalos de tempos discretos, o Método de Newmark, para obtenção dos deslocamentos, velocidades e acelerações dos modelos aplicados, e assumindo parâmetros que tornam o método incondicionalmente estável.

Na Mecânica da Fratura elastodinâmica adotou-se a técnica da subtração da singularidade, ou Singularity Subtration Technique (SST) que, em singularidades geométricas das peças como rasgos e defeitos na fabricação, são modelados através dos fatores de intensidade de tensão em função do modo de abertura das respectivas trincas. Por fim, apresentam-se uma série de exemplos clássicos, cujos comportamentos são comparados com as expressões analíticas conhecidas ou com outros métodos numéricos, validando a acurácia e precisão do método proposto na análise dinâmica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1998608 - ARTUR ANTONIO DE ALMEIDA PORTELA
Interno - 404840 - WILLIAM TAYLOR MATIAS SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ ANTONIO FONTES SANTIAGO
Externo à Instituição - EDUARDO MARTINS FONTES DO REGO - UFPI
Externo à Instituição - PEDRO M. G. P. MOREIRA - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 10:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa21