Banca de DEFESA: Laura Gomes Pinto

DISCENTE : Laura Gomes Pinto
DATA : 14/02/2023
LOCAL: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Análise Experimental da Resistência de Vigas de Concreto Armado Reforçadas à Flexão com Fibras de Carbono e Barras de Aço pelo Método Near Surface Mounted (NSM)

Concreto Armado
Near Surface Mounted
Reforço Estrutural
Fibra de Carbono

Com o intuito de investigar o comportamento à flexão de vigas de concreto armado reforçadas pela técnica NSM, foi elaborado um programa experimental de doze vigas, com taxas de armadura de flexão variáveis (ρs = 0,19%, ρs = 0,29%, ρs = 0,48% e ρs = 0,75%) e dois tipos de reforço distintos, considerando a utilização de barras de aço com adesivo de base cimentícia ou laminados de CFRP com resina de base epóxi.

As doze vigas foram ensaiadas em laboratório, sendo esta série composta por quatro de referência (sem reforço), quatro reforçadas com barras de aço e quatro reforçadas com laminados de CFRP.

Os resultados experimentais indicaram que as vigas reforçadas com barras de aço e laminados de CFRP tiveram um comportamento muito similar, sendo ambas as soluções eficientes para aumentar a capacidade resistente dos elementos. Ainda, ao aumentar a taxa de armadura de flexão das vigas, o acréscimo de carga proporcionado pelo reforço reduz, visto que para fornecer incrementos de capacidade resistente mais significativos, seriam necessárias quantidades elevadas de reforço, que não são aplicáveis na prática, dada as limitações geométricas do dimensionamento indicadas pelas normas.

Comparando os resultados estimados pelas formulações teóricas do ACI 440.2R (2017) e do fib Bulletin 90 (2019) com os resultados experimentais, observa-se que ambas apresentaram resultados adequados na estimativa da carga última e do modo de ruptura das vigas.

Presidente - 1847391 - MARCOS HONORATO DE OLIVEIRA
Interno - 1550512 - RODRIGO DE MELO LAMEIRAS
Externo à Instituição - MAURICIO DE PINA FERREIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 22:39