Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO VENDRAMINI DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO VENDRAMINI DOS SANTOS
DATA : 24/11/2023
HORA: 16:00
LOCAL: PECC
TÍTULO:

USO INTEGRADO DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E DE TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INCERTEZAS EM UM PROJETO RODOVIÁRIO BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação do ciclo de vida; Incertezas; Projeto rodoviário, Brasil


PÁGINAS: 68
RESUMO:

O setor de transportes é um dos principais responsáveis pelo crescimento socioeconômico de um país, mas também é responsável por uma parcela significativa dos impactos negativos ao meio ambiente, que podem ser observados desde a produção das matérias-primas até a construção, manutenção, uso e fim da vida útil das infraestruturas. Nesse contexto, o Brasil enfrenta o desafio de conciliar os significativos investimentos destinados à manutenção e expansão da malha rodoviária federal com a estratégia nacional de neutralidade climática. No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é responsável pela administração direta das rodovias federais e pelo desenvolvimento das principais especificações técnicas para projetos de infraestrutura de transportes no Brasil, carece de uma ferramenta para avaliar e mitigar os impactos ambientais associados às soluções de engenharia de seus empreendimentos rodoviários, o que pode ser alcançado através da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Além disso, o Brasil enfrenta dificuldades em relação à disponibilidade e qualidade dos dados ambientais dos principais insumos rodoviários, o que pode gerar incertezas nos resultados dos estudos de ACV. O objetivo geral desta pesquisa é utilizar a Avaliação do Ciclo de Vida e técnicas de análise de incertezas para avaliar as emissões de gases do efeito estufa e o consumo de energia primária de um projeto rodoviário desenvolvido pelo DNIT para a BR-080/DF, considerando as fases de matéria-prima, transporte e construção. O estudo também deve investigar a influência das principais disciplinas de projeto nos resultados de ACV, bem como as diferenças nos resultados decorrentes da utilização do tipo de cimento Portland local em comparação com o equivalente produzido nos Estados Unidos da América e na Europa. Espera-se que a pesquisa forneça elementos suficientes para avaliar os impactos ambientais do projeto selecionado, além de outras estratégias para diminuir esses impactos a partir da qualidade e origem dos dados ambientais de seus principais insumos e das soluções de engenharia de suas disciplinas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1734221 - JOAO HENRIQUE DA SILVA REGO
Interno - 2712272 - CLAUDIO HENRIQUE DE ALMEIDA FEITOSA PEREIRA
Externo ao Programa - 3138349 - EDGAR AMARAL SILVEIRA - UnB
Notícia cadastrada em: 24/11/2023 12:03
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