APLICAÇÃO DE MÉTODO PROBABILÍSTICO ASSOCIADO A ANÁLISE DE INCERTEZAS EM PROJETOS DE RODOVIAS BRASILEIRAS A PARTIR DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA
avaliação do ciclo de vida; incertezas; método probabilístico, rodovia, Brasil.
O setor de infraestrutura de transportes impulsiona o crescimento socioeconômico, contudo, gera consideráveis impactos ambientais. No Brasil e no mundo, a manutenção e a expansão do modal rodoviário colaboram para resultados negativos nas questões climáticas, o que deve ser mitigado para fins de diminuição de efeitos ambientais, sociais e econômicos. No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é o órgão responsável por planejamento, projeto, construção e manutenção de rodovias federais, porém, ainda não utiliza ferramentas para avaliar e quantificar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo de energia primária de seus projetos, com intuito de melhor aplicação de recursos financeiros e tomada de decisões. Por outro lado, os dados de inventários ambientais nacionais são ainda insuficientes, o que colabora para uso de diferentes bases de dados, o que leva a incertezas, diante de parâmetros de aproximação. O objetivo geral desta pesquisa é ampliar a aplicação de método probabilístico, com uso do software OpenLCA, para obtenção de impactos ambientais considerando as incertezas associadas aos dados ambientais, aplicando ACV nas fases de material, transporte e obra. Os resultados deverão objetivar a obtenção de informações comparativas de projetos rodoviários brasileiros, nas diversas disciplinas dos projetos selecionados, o que poderá contribuir para tomada de decisão dos gestores, além de permitir a validação do método utilizado por Santos (2024).
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