DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME-ENSINO DO LEAN CONSTRUCTION
Lean Construction, serious game, ensino, aprendizagem, protótipo Work in Lean, estado da arte
Diversos desafios são encontrados no ensino superior, especialmente a motivação, o engajamento, a redução da evasão e a constante necessidade de diálogo com os métodos de comunicação utilizados pelos discentes. Visando atender aos preceitos apresentados, a presente pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de um protótipo de ferramenta educacional baseada em técnicas de gamificação para auxiliar no ensino do conteúdo de Lean Construction no curso de Engenharia Civil, com foco em melhorar o engajamento, motivação e aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a Design Science Research (DSR), que permitiu o detalhamento do protótipo do jogo "Work in Lean", especificando seus objetivos de aprendizagem, metodologias de coleta de informações, feedback e métricas de uso, além de estratégias para promover engajamento e interesse dos participantes. A partir do protótipo desenvolvido, foi realizada uma investigação para avaliar sua eficácia na aprendizagem, demonstrando que o jogo foi capaz de melhorar o conhecimento dos alunos sobre Lean Construction e promover engajamento e motivação. Como sugestões para trabalhos futuros, propõe-se avaliar a eficiência da combinação entre o uso do jogo e aulas teóricas, pesquisar a receptividade dos docentes em relação aos jogos para ensino e realizar experimentos com diferentes perfis de alunos para compreender suas preferências e resultados.